Copa do Brasil 2018 terá 65 cidades representadas

Copa do Brasil 2018 terá 65 cidades representadas

Torneio mais democrático do país envolve torcedores de todas as regiões. São 65 cidades envolvidas. Confira raio x da 30ª edição da Copa do Brasil!

Sorteio da Copa do Brasil 2018 Sorteio da Copa do Brasil 2018
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

A Copa do Brasil, competição mais democrática do país, sorteou os confrontos da Primeira Fase da 30ª edição do torneio nesta sexta-feira (15), às 15h (de Brasília), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. São 91 clubes participantes, representando todas as regiões do Brasil e dos 27 estados da Federação.

SAIBA MAIS: Os campeões da Copa do Brasil: 1989 a 2016 

Em 2018, torcedores de clubes de 65 cidades diferentes estarão envolvidos com o torneio. O Nordeste é a região com mais municípios. Ao todo, são 18 cidades, seguido pela região Sudeste, com 17, a Sul, com 13, 9 no Centro Oeste e 8 na região Norte. 

A Copa pelo Brasil

Região Nordeste – 25 clubes representantes.

A viagem pelo Brasil começa na Região Nordeste, a mais numerosa em representantes na Copa do Brasil. Por Pernambuco, o Salgueiro representa a sua cidade homônima e o Sport, o Náutico e o Santa Cruz jogam por Recife. Na Bahia, Salvador contará com as equipes de Vitória e Bahia. O Fluminense de Feira entra em campo por Feira de Santana, enquanto Vitória da Conquista luta para levar o título para a cidade de mesmo nome.

No Ceará, a cidade de Fortaleza tem o Ceará, o Ferroviário lutando pela Copa do Brasil e o Floresta. Pelo Rio Grande do Norte, ABC e América chegam como os representantes da capital Natal. Por Ceará-Mirim, a equipe do Globo participa da competição.

Em Alagoas, Maceió terá o CRB e o CSA, enquanto o ASA joga por Arapiraca. Do Maranhão vem as equipes do Sampaio Corrêa e Cordino, representando São Luís e Barra do Corda, respectivamente. Em Sergipe, o Confiança joga por Aracaju, enquanto o Itabaiana, representa a cidade de mesmo nome.

No Piauí, Parnahyba representa a cidade de Parnaíba, enquanto o Altos representa o município com seu nome. Finalizando os estados dessa viagem pelo país, a Paraíba conta com o Treze e o Botafogo, que jogam por Campina Grande e João Pessoa, respectivamente

Cidades envolvidas: Salgueiro-PE, Recife-PE, Salvador-BA, Feira de Santana-BA, Vitória da Conquista-BA, Fortaleza-CE, Natal-RN, Ceará-Mirim-RN, Maceió-AL, Arapiraca-AL, São Luís-MA, Barra do Corda-MA, Aracaju-SE, Itabaiana-SE, Parnaíba-PI, Altos-PI, Campina Grande-PB e João Pessoa-PB

 

Região Sudeste – 25 clubes participantes

A região sudeste terá 25 equipes. Em Minas Gerais, além da grande Belo Horizonte, representada pelo Atlético Mineiro, Cruzeiro e América Mineiro, as cidades de Varginha, Poço de Caldas, Patos de Minas e Uberlândia terão Boa Esporte, Caldense, URT e Uberlândia como seus representantes.

Fluminense, Flamengo, Vasco e Botafogo representam a cidade do Rio de Janeiro. Já Madureira, Boavista e Nova Iguaçu, irão jogar pelos municípios de Madureira, Saquarema e Nova Iguaçu, respectivamente. Ademais, o Atlético Itapemirim lutará para levar o título para o Espírito Santo.

O Estado Paulista é o que tem mais equipes na competição. Representando a grande São Paulo, o Tricolor Paulista, o Palmeiras e Corinthians lutarão pelo título. Contudo, não será somente a capital a ser representada por suas equipes: Santos, em Santos; Ponte Preta, em Campinas; Bragantino, em Bragança Paulista; Oeste, de Itápolis; Ituano, de Itu, São Caetano, de São Caetano do Sul e Inter de Limeira, de Limeira, também defenderão o Estado de São Paulo no campeonato.

Cidades envolvidas: Belo Horizonte-MG, Varginha-MG, Poço de Caldas-MG, Pato de Minas-MG, Uberlândia-MG, Rio de Janeiro-RJ, Saquarema-RJ, Nova Iguaçu-RJ, Itapemirim-ES, São Paulo-SP, Santos-SP, Campinas-SP, Bragança Paulista-SP, Itápolis-SP, Itu-SP, São Caetano do Sul-SP e Limeira-SP.

 

Região Sul – 18 clubes representantes

Viajando novamente pelo Brasil, chegamos ao Sul. E a menor região do país terá 18 equipes para 3 estados. Em Santa Catarina, Figueirense e Avaí jogarão por Florianópolis. Chapecó terá a Chapecoense. E, fechando a lista do Estado, Criciúma, Joinville, Tubarão e Brusque, entram em campo representando as cidades que batizaram suas equipes.

No Rio Grande do Sul, os gigantes Internacional e Grêmio, jogam por Porto Alegre. Por Caxias do Sul, Juventude e Caxias lutam pelo título. Por Novo Hamburgo e São Leopoldo, Novo Hamburgo e Aimoré, respectivamente, batalham pela conquista da Copa do Brasil.

No Paraná, Paraná Clube, Atlético Paranaense e Coritiba representam a cidade de Curitiba. Completam os times paranaenses na competição o Cianorte e Londrina, clubes com mesmo nome de suas cidades-sede.

Cidades envolvidas: Florianópolis-SC, Chapecó-SC, Criciúma-SC, Joinville-SC, Tubarão-SC, Brusque-SC, Porto Alegre-RS, Caxias do Sul-RS, Novo Hamburgo-RS, São Leopoldo-RS, Curitiba-PR, Cianorte-PR e Londrina-PR.

 

Região Norte – 11 clubes representantes

Atravessando o país, no Norte, o Pará, o Amazonas e o Acre são os três estados com mais times participantes dentro da região: serão Paysandu e Remo, por Belém, e Independente, por Tucuruí. Já Manaus será representada por Nacional e seu xará, Manaus, e o Acre terá o Rio Branco e o Atlético Acreano. O Santos de Macapá será o representante do Amapá, enquanto Rondônia terá o Real Ariquemes, de Ariquemes. Em Tocantins, o Interporto representará o município de Porto Nacional e, por fim, o Estado de Roraima terá o São Raimundo, de Boa Vista, como único clube na competição.

Cidades envolvidas: Belém-PA, Tucuruí-PA, Manaus-AM, Rio Branco-AC, Macapá-AP, Ariquemes-RO, Boa Vista-RR e Porto Nacional-TO.

 

Região Centro-Oeste – 12 clubes representantes

Seguindo pelo país, na região Centro-Oeste, 12 equipes lutam pelo título. Por Mato Grosso, Cuiabá tem a presença do Dom Bosco e do Cuiabá jogando pela Copa do Brasil. Por Lucas do Rio Verde, a Luverdense. E, por fim, a equipe de Sinop entra em campo pela cidade de mesmo nome.

Em Goiás, Vila Nova, Atlético Goianiense e Goiás, jogam por Goiânia, enquanto a Aparecidense representa a cidade de Aparecida de Goiânia. Já em Mato Grosso do Sul, Corumbá e Campo Grande tem Corumbaense e Novoperário, respectivamente, lutando pela conquista da Copa do Brasil. Por fim, no Distrito Federal, o Brasiliense, por Taguatinga, e a equipe do Ceilândia, por Ceilândia, representam o futebol candango.

Cidades envolvidas: Cuiabá-MT, Lucas do Rio Verde-MT, Sinop-MT, Goiânia-GO, Aparecida de Goiânia-GO, Corumbá-MS, Campo Grande-MS, Taguatinga-DF e Ceilândia-DF.

 

 

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser