Série D 2018 começa neste fim de semana

Série D 2018 começa neste fim de semana

Em 2018, 68 equipes de todos os cantos do Brasil lutam pelo acesso à Série C e pelo título nacional

Operário campeão da Série D Operário campeão da Série D
Créditos: Rener Pinheiro / CBF

A Série D do Brasileirão voltou! Neste sábado (21), será dada a largada para mais uma temporada de muito equilíbrio, intensa disputa e fortes emoções no torneio que é a porta de entrada para um lugar na elite do futebol brasileiro. São 68 equipes, quatro vagas de acesso à Série C e apenas um troféu para coroar a campanha do campeão.

Formato de disputa

A Série D é disputada em um formato que combina uma fase de grupos e cinco etapas de mata-mata. A abertura da competição estabelece 17 chaves de quatro equipes, onde os integrantes se enfrentam em partidas de ida e volta. Os líderes de cada grupo, além dos 15 melhores segundos colocados, se classificam para a Segunda Fase, a primeira em formato mata-mata. Daí em diante, serão duas partidas por confronto para definir quem avança à sequência do torneio até as Finais.

68 equipes de todo o Brasil

Estarão em campo pela Série D equipes de todos os cantos do país. A região Nordeste é a mais representada na competição, com 22 participantes. O Norte do Brasil conta com 16 clubes. Do Sudeste vem 12 integrantes da disputa. Já o Sul e o Centro-Oeste terão nove representantes cada. O torneio promete movimentar o país de Norte a Sul, de Leste a Oeste.

Série D 2017

A temporada passada da Série D foi a primeira edição do torneio com o formato atual. A competição foi marcada pelo equilíbrio e pela intensa disputa pelo acesso e pelo título nacional. Em 2017, os semifinalistas e garantidos na Série C em 2018 foram o Atlético-AC, a Juazeirense-BA, o Globo-RN e o Operário-PR. Os dois últimos fizeram a grande final da competição, que consagrou os paranaenses como campeões da Série D 2017.

Campeões da Série D: São Raimundo-PA (2009), Guarany de Sobral-CE (2010), Tupi-MG (2011), Sampaio Corrêa-MA (2012), Botafogo-PB (2013), Tombense-MG (2014), Botafogo-SP (2015), Volta Redonda-RJ (2016).

Confira abaixo as partidas deste sábado (21) e domingo (22) pela rodada de abertura da Série D do Brasileirão 2018!

 

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics