Toinha, a funcionária símbolo do Fortaleza

Toinha, a funcionária símbolo do Fortaleza

Há 47 anos no clube Antônia Porfírio Lima, ou simplesmente Toinha, se tornou um símbolo do Fortaleza

Toinha funcionária símbolo do Fortaleza Toinha funcionária símbolo do Fortaleza
Créditos: Arthur Salgado/Fortaleza

As palavras "minha vida está nesse clube" retratam de forma fiel a relação de Antônia Porfírio Lima, 74, com o Fortaleza. Funcionária do Tricolor há quase 47 anos, Toinha, como é conhecida, tornou-se também uma torcedora-símbolo do time. Com uma fé inabalável, ela acreditou, prometeu e cumpriu. Contra o Tupi, depois de assistir ao segundo tempo pela primeira vez desde que trabalha no clube, comemorou o acesso à Série B 2018 atravessando o campo de joelhos como forma de agradecimento.

- Foi o meu momento de maior emoção no clube e foi a primeira vez nesses anos todos que eu vi o segundo tempo de uma partida porque eu costumo descer para arrumar o vestiário. Mas dessa vez a frente do vestiário dava para o campo e eu consegui assistir.

A imagem emblemática eternizou um momento único de quem não mede esforços para ajudar o time. Num trabalho sem holofotes, mas de importância incalculável Toinha se faz presente. Encara ônibus, avião e a aventura que precisar para estar sempre por perto.

- Além de ser auxiliar de nutrição eu tenho muito amor. E amor não precisa de diploma. Pelo Fortaleza eu faria qualquer coisa a qualquer hora. Minha vida está nesse clube, lá é minha casa a outra só serve para dormir.

Mas se engana quem pensa que ela se restringe ao extra campo. Desde 2010 na Série C, o Tricolor do Pici finalmente se garantiu entre os quatro finalistas e foi além chegando a grande decisão diante do CSA. E para Dona Antônia a receita para conquistar o título, o primeiro a nível nacional da história do clube, é uma só:

- Tem que pegar o coração e colocar no bico da chuteira.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser