Boa Esporte conquistou primeiro título nacional

Boa Esporte conquistou primeiro título nacional

Além do Boa Esporte, Guarani, ABC e Juventude também garantiram vaga na Série B de 2017

Final da Série C do Campeonato Brasileiro - Boa Esporte x Guarani

Final da Série C do Campeonato Brasileiro - Boa Esporte x Guarani

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Final da Série C do Campeonato Brasileiro - Boa Esporte x Guarani

Final da Série C do Campeonato Brasileiro - Boa Esporte x Guarani

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Boa Esporte campeão da Série C do Campeonato Brasileiro 2016 

No dia 5 de novembro de 2016, a cidade de Varginha (MG) viveu uma noite inesquecível. O Boa Esporte conquistou o primeiro título nacional de sua história: o Campeonato Brasileiro da Série C. A grande final, diante do Guarani, coroou uma campanha quase impecável do Boa, que entrou para a galeria de campeões nacionais de 2016 e garantiu uma vaga na Série B 2017.

Além do time mineiro, Guarani, ABC e Juventude também garantiram vaga na Segunda Divisão. América-RN, Portuguesa, River-PI e Guaratinguetá foram rebaixados e jogarão a Série D no ano que vem. Confira abaixo os bastidores da grande final da Série C: 

 

Os grandes times da primeira fase

No começo da competição, as 20 equipes que sonhavam com uma vaga na Série B 2017 foram divididas em dois grupos, onde os quatro primeiros colocados de cada um se classificavam para a fase eliminatória. O Grupo A teve uma disputa mais acirrada pelas primeiras colocações. Fortaleza, ABC, Botafogo-PB e ASA foram os classificados, contando com gols dos principais artilheiros do campeonato: Jones (ABC), Reinaldo, (ASA) e Daniel (Fortaleza).

Depois de subir para a Série D em 2015, o Remo ficou a uma vitória da classificação para a segunda fase. Caso o Leão tivesse derrotado o América-RN na última rodada em casa, teria conseguido a classificação, pois o ASA ficou no empate com o ABC. O empate sem gols do time paraense classificou o ASA, e deixou a torcida do Remo no "quase".

No Grupo B, Guarani e Boa Esporte sobraram na tabela de classificação. Botafogo-SP e Juventude também avançaram. O time de Caxias do Sul se classificou na última rodada, ao derrotar o Mogi Mirim e contar com o empate do Ypiranga com o Bugre. Uma classificação emocionante que valeria muito a pena no final.

Quartas de final: emoção até o fim

O Guarani protagonizou grandes duelos nesta Série C. Nas quartas de final, o time campineiro sofreu uma virada em Arapiraca (AL), e acabou derrotado pelo ASA por 3 a 1. No jogo de volta, em Campinas (SP), o Guarani arrancou a virada no placar, e venceu por 3 a 0, com gols de Leandro Amaro e Eliandro (2).

Coincidentemente, os outros três jogos de ida terminaram sem gols. O ABC fez valer o fator casa e derrotou o Botafogo-SP por 1 a 0, garantindo a classificação. O Juventude arrancou um novo empate fora de casa com o Fortaleza, mas o 1 a 1 na partida de ida deu a vaga ao Ju pelo gol marcado fora de casa. O artilheiro Gênesis marcou o único gol do jogo e deu a classificação ao Boa Esporte contra o Botafogo-PB, em Varginha (MG).

Os quatro semifinalistas – Guarani, ABC, Juventude e Boa –, além de seguirem na disputa pelo título, asseguraram uma vaga na Série B de 2017.

Semifinais: virada história do Bugre e domínio do Boa

Definidos os classificados para a Série B, restava a disputa pelo título da Série C. Dos quatro semifinalistas, apenas o Boa Esporte nunca havia sido campeão nacional: o Guarani foi campeão brasileiro em 1978, o Juventude tem a Copa do Brasil de 1999, e o ABC conquistou a Série C em 2010.

O Bugre, que tinha o ABC pela frente, foi o personagem principal do duelo mais épico da competição, entre os mais incríveis da temporada. A partida de ida foi um desastre para a equipe paulista: 4 a 0 para o Alvinegro potiguar no Frasqueirão, em Natal. Um caso praticamente perdido para o Guarani. Quase. Sob a batuta do veterano Fumagalli, o time campineiro ignorou qualquer lei de probabilidade, e atropelou o ABC por 6 a 0, conquistando uma vaga na final.

No duelo Boa Esporte x Juventude, a equipe mineira não deixou dúvidas de quem merecia estar na decisão. O Boa derrotou o Ju nos dois jogos por 2 a 1 – em Varginha (MG) com gol de Tchô aos 41 do segundo tempo –, e chegou a sua segunda final de Série C.

Boa Esporte e seu primeiro título nacional

O empate em 1 a 1 no jogo de ida, em Campinas, deixou o título em aberto para a decisão em Varginha (MG). Mais de 5.000 bugrinos viajaram 300 km para ver o último jogo do clube na Série C, na esperança de levantar a taça depois de 38 anos do Brasileirão 1978.

A torcida boveta também compareceu para a grande festa no Estádio Dilzon Melo, pela primeira vez recebendo um jogo de tal importância. A cidade abraçou o clube desde que ele se mudou de Ituiutaba para Varginha, em 2011. Não demorou nem 20 minutos de bola rolando, com a taça à beira do campo, para o Boa abrir 2 a 0, com gols de Samudio e Fellipe Mateus. Apesar da luta do Guarani até o fim, o golpe final veio dos pés do jovem Kaio, que marcou o terceiro e decretou o primeiro título da história do clube mineiro.

Confira os gols da decisão da Série C: 

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics