Série B: CBF reúne clubes no Conselho Técnico

Série B: CBF reúne clubes no Conselho Técnico

Reunião com representantes dos 20 clubes participantes da competição definiu novidades para o torneio a partir da edição de 2018

Reunião do Conselho da Série B

Reunião do Conselho da Série B

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Reunião do Conselho da Série B

Reunião do Conselho da Série B

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Reunião do Conselho da Série B

Reunião do Conselho da Série B

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

A semana de reuniões entre os clubes continua na sede da CBF. Nesta terça-feira (6), os representantes dos 20 clubes da Série B participaram do Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro 2018. Conduzida pela diretoria da CBF, composta pelo presidente em exercício, Antônio Carlos Nunes; o secretário-geral, Walter Feldman; os vice-presidentes Fernando Sarney e Gustavo Feijó; e Rogério Caboclo, diretor executivo de gestão, e Manoel Flores, diretor de competições, a reunião definiu alterações no regulamento da competição em relação à edição passada.

 Foram decisões tomadas pelos clubes. A CBF gerenciou a reunião, entendemos as decisões soberanas dos clubes e respeitamos as medidas que foram tomadas. As iniciativas foram sensatas e visam permitir um planejamento a médio e longo prazo, que permitam que os clubes busquem equilíbrio em áreas importantes  destacou o secretário-geral da CBF, Walter Feldman.

Durante o encontro, alguns presidentes de clubes reivindicaram o aumento do número de passagens aéreas e hospedagem custeados pela CBF. A solicitação foi atendida e, já a partir de 2018, a entidade vai arcar com os custos de 30 pessoas em cada viagem.

– A CBF entende que é possível atender este pleito e o fez. É o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos presidentes de clubes da Série B. Decidimos fazer este investimento para prestigiá-los e contribuir com uma competição cada vez melhor – declarou Rogério Caboclo, diretor executivo de gestão da CBF.

A data limite para inscrição de jogadores na competição será 10 de setembro. Ainda neste assunto, houve a manutenção do número de atletas que poderão ser inscritos, seguindo em 40 jogadores. A proibição de mandar jogos fora do estado de origem também está mantida. A exemplo da Série A, a janela de transferências será aberta na data de 20 de junho, fechando no mesmo dia do mês seguinte. 

– Foi o primeiro Conselho Técnico em que eu participei, assumi a presidência do Coritiba há dois meses apenas. Gostei bastante do espírito participativo, deliberativo, aberto e, acima de tudo, democrático do Conselho. Só tenho elogios a fazer – declarou o presidente do Coritiba, Samir Namur. 

Ao final da reunião, o diretor de Registro, Transferência e Licenciamento da CBF, Reynaldo Buzzoni, apresentou as regras que os clubes terão de cumprir para disputarem a competição a partir do ano que vem. Pelo licenciamento, as agremiações vão ter de indicar os responsáveis pelos dados desportivos, preencher requisitos em infraestrutura e promoverem adequações administrativas, financeiras e jurídicas. 

– Acho a reunião de Conselho Técnico muito importante, não só para os clubes, mas também para a CBF, que ouve os anseios dos clubes e é o lugar certo para votar, discutir e conseguir resolver os problemas que aparecem ano a ano. É um campeonato dinâmico e a reunião de hoje foi muito proveitosa, chegamos a um meio termo e a CBF foi muito receptiva aos nossos pedidos. Saímos satisfeitos – acrescentou o presidente do Paysandu, Tony Couceiro.

A primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2018 será disputada nos dias 13 e 14 de abril.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser