Cursos promovem integração entre árbitros

Cursos promovem integração entre árbitros

Nos últimos cinco dias na cidade de Águas de Lindóia (SP), árbitros e assistentes mais experientes tiveram a oportunidade trocar experiências com mais jovens

VIII curso RAP-FIFA VIII curso RAP-FIFA
Créditos: Bruno Mesquita

Esta sexta-feira (20) marcou o encerramento de dois ciclos importantes para a arbitragem brasileira. No Eco Resort Oscar Inn, em Águas de Lindóia (SP), chegaram ao fim o VIII curso RAP-FIFA para árbitros promissores e as aulas de capacitação off-line de árbitros e assistentes de vídeo.

Na condição de um dos árbitros mais promissores do Brasil, Savio Pereira Sampaio, de apenas 32 anos, da Federação do Distrito Federal, exalta esta troca de experiência com os colegas que estão há mais tempo no ofício.

– Foi um período muito importante, de muito aprendizado. Conviver cinco dias em um curso de alto nível, com árbitros e assistentes do quadro da FIFA, compartilhar trabalhos de sala de aula e de grupo, é de muito aprendizado para árbitros promissores. Acredito que eu e os demais colegas aproveitamos muito – destacou. 

Representante da Federação do Piauí, o árbitro Antônio Dib compartilhou o pensamento do colega. Para ele, que tem 35 anos, o contato com colegas que já atuam em partidas internacional é muito enriquecedor para a carreira.  

– Vejo de maneira positiva essa troca de experiência e conhecimento envolvendo árbitros promissores, que estão no meio do processo, com os árbitros mais experientes, que são os que já alcançaram um lugar na FIFA. É muito importante essa experiência entre quem está começando e quem já chegou ao topo do processo – acrescentou. 

Raphael Claus está entre os principais nomes da arbitragem sul-americana hoje. O paulista, que também esteve em Águas de Lindóia neste período de integração entre os cursos, comentou a esta revolução no ofício, que é o Árbitro Assistente de Vídeo (VAR).

– É bacana. A gente vê que a tecnologia vem para somar, em erros claros principalmente, que comprometem o andamento da partida, o vencedor do jogo... Às vezes não somente a partida, mas um campeonato em momento agudo da competição. Ficamos felizes que a tecnologia está vindo para o nosso lado. O jogo hoje é muito mais rápido, os jogadores evoluíram fisicamente e as jogadas de interpretação ficam, inclusive, mais difíceis. Por isso, teremos um aliado importante – finalizou. 

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser