Na sede da CBF

10/01/2018 às 16:50 | Assessoria CBF

Arbitragem se reúne para balanço da temporada 2017

Os integrantes da arbitragem brasileira reuniram-se na sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro (RJ), para avaliar o trabalho realizado durante a temporada 2017. Após a abertura oficial do encontro, que aconteceu em dezembro do ano passado, o Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Marcos Marinho, esclareceu que o evento visava fazer um balanço dos acertos, erros e possíveis melhorias a serem implementadas na atuação da arbitragem.

Entre os assuntos abordados, o trabalho desenvolvido pela Comissão de Arbitragem foi um dos principais destaques. Para a atual temporada, haverá um aprimoramento no processo do RADAR - Relatório de Análise de Desempenho da Arbitragem - com o objetivo de melhorar as análises elaboradas pelo sistema. O Chefe do Departamento de Arbitragem da entidade, Sérgio Corrêa e a responsável pelos cursos da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol, Ana Paula Oliveira, ressaltaram a importância dos relatórios e dos feedbacks para elevar o nível dos árbitros brasileiros. A partir deste ano, os cursos vão promover um ensinamento mais próximo dos profissionais e ocorrerão projetos que serão realizados nos moldes da FIFA por todo o país. 

Além disso, o encontro também debateu os aspectos técnicos, físicos e mentais exigidos durante uma partida de futebol, assim como a corregedoria e a ouvidoria da arbitragem. Participaram da reunião o Diretor-Presidente da ENAF, Alício Pena Júnior, o Pilar Físico da ENAF, Paulo Roberto Rocha Camello, o Pilar Mental da ENAF, Marta Aparecida Magalhães de Sousa, o Diretor Secretário da ENAF, Nilson de Souza Monção, o Ouvidor da Arbitragem, Paulo Jorge Alves, o representante IFAB, Manoel Serapião Filho, o Corregedor da Arbitragem, Edson Rezende de Oliveira, os Membros da Comissão da Arbitragem, Cláudio Vinicius Cerdeira e Ricardo Almeida, e o Instrutor de Arbitragem, Sérgio Cristiano Nascimento.

Leia mais

Nossos patrocinadores