Rodada dupla de Palmeiras x Flamengo abre finais do Brasileiro Sub-20 e da Supercopa Sub-17

Rodada dupla de Palmeiras x Flamengo abre finais do Brasileiro Sub-20 e da Supercopa Sub-17

Equipes protagonizam dia de decisões no Pacaembu, em São Paulo, com duas vitórias palmeirenses

Primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro Sub-20, no Pacaembu Primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro Sub-20, no Pacaembu
Créditos: Alexandre Schneider/CBF

O dia foi de decisão no Pacaembu. Em rodada dupla, Palmeiras e Flamengo abriram a disputa de duas importantes competições da base do futebol brasileiro. Primeiro, o jogo de ida da Supercopa Sub-17, vencida pelos paulistas por 2 a 0. Depois, foi a vez do Brasileiro Sub-20, que também foi vencida pelo Alviverde, por 1 a 0.

Após o duelo pela Supercopa, técnicos e jogadores de Flamengo e Palmeiras se dirigiram às tribunas do Pacaembu para acompanhar o jogo seguinte. Treinador do Fla, Phelipe Leal destacou o papel de iniciativas como essa na formação dos jovens atletas.

- Acredito que a iniciativa de colocar jogos casados, como acontece nos estaduais, foi uma grande sacada. Não só possibilita que os jogadores comecem a conhecer mais a rotina da categoria de cima, mas principalmente, continua estimulando a paixão pelo clube, de torcer, entender que o futebol vai muito além que apenas o jogo e grandes conquistas - destacou.

Essa integração muitas vezes é feita de maneira muito natural. O Flamengo se classificou para a Supercopa Sub-17 após vencer o Brasileiro da categoria e dois de seus destaques já não estão mais naquela categoria. O capitão Gabriel Noga e o artilheiro Lázaro foram promovidos e estavam com o time sub-20 no Pacaembu.

Primeiro jogo da final da Supercopa Sub-17 - Palmeiras x Flamengo O Palmeiras venceu o jogo de ida da Supercopa Sub-17 por 2 a 0
Créditos: Alexandre Schneider/CBF

Esse fluxo entre uma categoria e outra é comum em vários clubes. No caso do Palmeiras, por exemplo, é normal que os atletas mais jovens integrem o elenco de categorias superiores e acompanhem os jogos dos times de baixo. É o que contou o técnico Arthur Itiro, do sub-17.

- Hoje tem um alinhamento muito interessante em todas as categorias. Através do trabalho do João Paulo, que é o nosso coordenador técnico geral, conseguimos que os meninos vivenciem diferentes categorias. Meninos de 13 com os de 15, os de 17 vivenciando o sub-20, e a grande força da base do Palmeiras é essa - lembrou.

Essa opinião foi compartilhada pelos atletas. Autor do segundo gol no triunfo do Palmeiras Sub-17, o zagueiro Henri destacou a oportunidade de acompanhar de perto a categoria que em breve será defendida pelos jovens jogadores.

- Nós estamos sempre juntos, é uma união pelo Palmeiras. Estamos sempre acompanhando. Temos que torcer porque um dia a gente pode estar lá - frisou o defensor.

Primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro Sub-20, no Pacaembu Nova decisão, nova vitória do Palmeiras: 1 a 0 no Brasileiro Sub-20
Créditos: Alexandre Schneider/CBF

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Itaú VIVO Guaraná Antártica Mastercard GOL CIMED Semp TCL FIAT 3 Corações Techno GYM STAT Sports