Supercopa Rei homenageia Pelé e Zagallo

Supercopa Rei homenageia Pelé e Zagallo

Final no Mineirão lotado reverência as duas personalidades do futebol mundial; Falecido na sexta, presidente de honra do Olímpia, do Paraguai, Osvaldo Domínguez Dibb, também foi homenageado na decisão

Palmeiras e São Paulo decidiram a Supercopa Rei 2024 no Mineirão Ednaldo Rodrigues, e Flavia Christina Kurtz, filha de Pelé, levaram a taça da Supercopa Rei ao gramado, acompanhados de Arthur Arantes do Nascimento Spies, neto de Pelé, e de Clodoaldo, amigo e companheiro do Rei no Santos e na Seleção Brasileira
Créditos: Staff Images/CBF

A Supercopa Rei celebrou neste domingo (4) o legado de duas lendas do futebol: Pelé e Zagallo. Os dois foram os principais homenageados pela CBF na decisão vencida pelo São Paulo sobre o Palmeiras por 4 a 2 nos pênaltis, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG). 

Na quarta-feira, a CBF anunciou que a competição mudou de nome em homenagem a Pelé. A partir desta edição, a decisão que reúne o campeão da Copa do Brasil e o vencedor da Série A do Campeonato Brasileiro passa a se chamar Supercopa Rei e sempre terá uma série de tributos ao maior jogador de todos os tempos.

ZAGALLO ETERNIZADO NO MINUTO 13

Já Zagallo foi homenageado com um minuto de silêncio antes de a bola rolar e teve a sua imagem estampada no telão e nas placas em volta do gramado aos 13 minutos. Morto no mês passado, o ex-jogador e técnico da Seleção foi celebrado pelos torcedores nas duas ocasiões.

"Pelé e Zagallo são dois ídolos do nosso futebol e a CBF vai sempre reverenciá-los. Eles são eternos e estamos aqui para exaltá-los e lembrar das belas histórias que escreveram com a bola nos pés", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

MINUTO DE SILÊNCIO PARA O PRESIDENTE DE HONRA DO OLÍMPIA

O minuto de silêncio também homenageou Osvaldo Domínguez Dibb, presidente de honra do Olímpia, do Paraguai, e pai do presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez. Ele morreu aos 83 anos na sexta-feira (2) em Assunção, capital paraguaia. ODD, como era chamado pelos torcedores, foi o principal dirigente da história do Olímpia. Sob o seu comando (1974 a 1990 e de 1995 a 2004), o clube paraguaio colecionou uma série de títulos, como três Libertadores e a Copa Intercontinental, além de duas Recopas, uma Copa Interamericana e 14 títulos nacionais.

Palmeiras e São Paulo decidiram a Supercopa Rei 2024 no Mineirão Homenagem a Osvaldo Domínguez Dibb, pai do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, e dirigente histórico do futebol paraguaio
Créditos: Staff Images/CBF

PELÉ ETERNO

Pelé foi reverenciado desde a chegada dos torcedores no estádio. Tronos foram colocados pelos organizadores dentro do Mineirão para os fãs tirarem fotos celebrando o ídolo e já entrar no clima de exaltação ao Rei do Futebol. A arena foi toda decorada com homenagem ao único atleta que conquistou a Copa do Mundo três vezes dentro do campo.

FILHA DE PELÉ ENTRA COM A TAÇA

A família de Pelé prestigiou a decisão da Supercopa Rei. Uma das filhas do eterno ídolo, Flávia Christina Kurtz participou da cerimônia da entrada das taças, pouco antes do início da partida. Ao lado do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e de Arthur Nascimento, neto do craque, Flávia levou o troféu da competição até o gramado e foi aplaudida pelos torcedores das duas equipes.

Palmeiras e São Paulo decidiram a Supercopa Rei 2024 no Mineirão Ednaldo Rodrigues, e Flavia Christina Kurtz, filha de Pelé, levaram a taça da Supercopa Rei ao gramado, acompanhados de Arthur Arantes do Nascimento Spies, neto de Pelé, e de Clodoaldo, amigo e companheiro do Rei no Santos e na Seleção Brasileira
Créditos: Staff Images/CBF

"É uma honra representar mais uma vez aquele que foi o maior de todos. O Pelé está no coração, na alma, no sangue de todo mundo que ama o futebol. Ter uma copa em sua homenagem é um grande privilégio, uma alegria para nós da família, acalenta o nosso coração. Mais uma vez, uma festa linda. É o que ele gostava de ver, o povo feliz, torcendo. É muito gratificante estar aqui, podendo representá-lo mais uma vez", comemorou Flávia.

Momentos antes, Euller e Edcarlos entraram lado a lado com os troféus de campeão Brasileiro do Palmeiras e campeão da Copa do Brasil do São Paulo.

Palmeiras e São Paulo decidiram a Supercopa Rei 2024 no Mineirão Euller e Edcarlos com os troféus dos títulos que garantiram a presença de Palmeiras e São Paulo na Supercopa Rei 2024
Créditos: Staff Images/CBF

REI DO JOGO É COROADO NO MINEIRÃO

Ao final da partida, Pelé foi celebrado novamente. Todo o palco montado para a premiação dos clubes tinha referência ao craque. Rafael, eleito o melhor jogador da partida, foi coroado como o Rei do Jogo. Ele recebeu o cetro e a coroa das mãos de Clodoaldo, amigo e companheiro de Pelé no Santos e na Seleção Brasileira.

"É sempre uma honra representar alguém tão grandioso como o nosso Rei Pelé. Todas as homenagens são sempre bem-vindas. Porque, acima de tudo, ele é merecedor de toda e qualquer homenagem que seja. E essa é uma homenagem grandiosa da CBF, tenho orgulho de estar aqui representando, fazendo parte dessa homenagem, coroando o atleta do jogo. Será uma honra imensa e inesquecível para mim", exaltou Clodoaldo.

São Paulo é o campeão da Supercopa Rei 2024 Rafael foi coroado o Rei do Jogo
Créditos: Staff Images / CBF

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics