Julio Avellar, diretor de competições da CBFCréditos: Fábio Souza / CBF
A Série D foi finalizada neste sábado (4) com o título do Barra sobre o Santa Cruz, na Arena Barra FC, em Itajaí (SC), após o empate sem gols. Diretor de competições da CBF, Julio Avellar, fez um balanço da competição.
“Foram 510 jogos, a competição mais abrangente do futebol brasileiro. É parabenizar todos os 64 clubes que participaram da Série D neste ano de 2025. Parabenizar os quatro clubes que ascenderam para a série C do ano que vem. O Barra, Santa Cruz, Inter de Limeira e o Maranhão”, afirmou.
Julio Avellar também falou das mudanças implementadas pela CBF na Série D de 2026.
“Final emocionante. Final que tinha coisa mais em jogo do que era para ter. Tivemos anúncios importantes essa semana, como a mudança de calendário. E uma das principais mudanças para a série D é que o título de hoje vale uma vaga avançada na Copa do Brasil. Então, o pessoal estava realmente dando tudo de si em campo aqui, porque valia algo mais, não era só o título. E essa é uma mudança significativa que vem para ficar. No ano que vem, o presidente [Samir Xaud] já anunciou. Muitas mudanças grandes da série D, como o aumento de 64 clubes para 96 clubes. Muitas mudanças e seis clubes acessarão a série C do ano de 2027. Então fica aí o saldo dessa competição para esse ano e a perspectiva para o futuro. Parabéns ao presidente Samir por todas essas decisões”, destacou.
O Barra conquistou o título da Série D após vencer o Santa Cruz no placar agregado por 2 a 1.