Formiga: recordista em Olimpíadas

Formiga: recordista em Olimpíadas

Meio-campo Formiga, de 34 anos, se torna recordista de participações em Olimpíadas no futebol feminino mundial

Formiga -  Jogos Olímpicos de Londres 2012 Formiga - Jogos Olímpicos de Londres 2012
Créditos: CBF

Agora é oficial. Nenhuma jogadora de futebol feminino disputou tantas Olimpíadas quanto Formiga, a meio-campo de 34 anos da Seleção Brasileira. Aliás, desde que a modadlidade passou a fazer parte dos Jogos, em Atlanta-1996, ela esteve presente em todas as edições do torneio.

Em 1996, em Atlanta, e em 2000, em Sidney, Formiga fez parte dos grupos que começaram a escrever o nome da Seleção Feminina nos Jogos. Na primeira participação, um surpreendente quarto lugar colocou o Brasil entre os grandes da modalidade. Na edição seguinte, um novo quarto lugar esfriou a evolução da equipe.

No entanto, em 2004, com Formiga no grupo novamente, é claro, o mundo passou a respeitar de vez o futebol feminino brasileiro. Com um futebol envolvente e objetivo, por pouco a Seleção não ficou com a medalha de ouro. A prata, naquela altura, foi comemorada com muito vigor.

Quatro anos mais tarde e Formiga estava outra vez em uma Olimpíada, agora em Pequim. Com status de favorita, a Seleção, comandada pelo mesmo Jorge Barcellos, técnico atual da equipe, fez um bela campanha, chegando para a final com boas chances de título. Bateu na trave novamente, desta vez de maneira um pouco mais dolorosa, mas nada que abale a confiança de Formiga.

Quatro Olimpíadas depois e com duas medalhas de prata no peito, Formiga e suas companheiras estrearam com goleada nesta quarta-feira. Com um 5 a 0 em cima de Camarões, a Seleção Feminina começou com tudo na busca pelo ouro inédito. A \\\\\\\"voz da experiência\\\\\\\" ficou feliz, mas sabe que ainda falta muito trabalho para se chegar ao título.

- Estreamos bem, claro que dá moral uma goleada dessas, mas sabemos que não tem nada ganho. Pelo contrário. Temos que trabalhar cada vez mais para chegar ao título - comentou a recordista em Olimpíadas, Formiga.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro nike guarana antarctica vivo itau mastercard voe gol semp tcl free fire kwai grupo cimed fiat pague menos bitci cafe 3 corações techno gym stats ports kin analytics globus brasil