Flamengo é o líder do Ranking Nacional de Clubes 2021 da CBF

Flamengo é o líder do Ranking Nacional de Clubes 2021 da CBF

Com conquista do título do Brasileirão Assaí, Fla desbanca o Palmeiras e assume primeira posição no Ranking Nacional de Clubes.

Última rodada do Campeonato Brasileiro 2020 - São Paulo x Flamengo no Morumbi Última rodada do Campeonato Brasileiro 2020 - São Paulo x Flamengo no Morumbi
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

O Flamengo é o novo líder do Ranking Nacional de Clubes da CBF. Na atualização anual feita pela entidade, o Rubro-negro aparece na primeira posição, com 16.678 pontos, tomando o lugar que era do Palmeiras no ano passado. O Alviverde vem na sequência, em segundo lugar, com 16.110 pontos.

O Ranking Nacional de Clubes estabelece uma classificação técnica entre 236 clubes do futebol brasileiro, com base no recente desempenho das equipes nas competições nacionais e internacionais. Campeão do Brasileirão Assaí pelo segundo ano consecutivo, o Flamengo tomou a frente do ranking contra o Palmeiras, que, mesmo em caso de título da Copa do Brasil, não somará os pontos para ultrapassar o Rubro-negro.

No ranking, não consta a pontuação adicional aplicada para o campeão da Copa do Brasil, já que a competição ainda não se encerrou. Assim que forem definidos campeão e vice, será publicada uma versão atualizada do ranking com as pontuações definitivas. As posições dos clubes e de suas respectivas federações não sofrerão alterações por conta dos pontos atribuídos. A divulgação do ranking era fundamental para os critérios de classificação e realização do sorteio da Copa do Brasil 2021, nesta terça-feira (2).

Entre os times que mais subiram, está o Internacional, que fez uma grande campanha no Brasileirão Assaí em 2020. Vice-campeão brasileiro, o Colorado saltou da nona para a quarta posição, que ocupa com 13.310 pontos. Antigo quarto colocado, o Cruzeiro despencou para a 10ª posição após passar o ano disputando a Série B do Campeonato Brasileiro e não conquistar o acesso. Outro time que cresceu significativamente foi o Ceará, campeão da Copa do Nordeste. O Vozão estava em 19º em 2020 e passou para a 14ª colocação.

Além do Ranking Nacional de Clubes, a CBF também divulgou nesta segunda-feira (1) o Ranking de Federações, que classifica as federações estaduais a partir da pontuação de seus filiados no Ranking Nacional de Clubes da CBF. A Federação Paulista de Futebol se manteve na liderança do Ranking de Federações, seguida pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e pela Federação Gaúcha de Futebol.

Top 10 do Ranking Nacional de Clubes

1 - Flamengo (16.768)

2 - Palmeiras (16.110)

3 - Grêmio (15.180)

4 - Internacional (13.310)

5 - Athletico (12.968)

6 - Santos (12.776)

7 - Corinthians (12.032)

8 - São Paulo (11.870)

9 - Atlético-MG (11.789)

10 - Cruzeiro (11.768)

Confira o ranking completo nos documentos anexos abaixo.

Anexos

  • Ranking Nacional de Clubes 2021

  • Ranking de Federações da CBF

  • Critérios de Pontuação - Ranking 2021

  • Ofício - Publicação do Ranking 2021


Veja mais

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics