Brasil e Inglaterra, no dia 8 de maio de 1963, empatam em 1 a 1 em Wembley

Brasil e Inglaterra, no dia 8 de maio de 1963, empatam em 1 a 1 em Wembley

Pelé e Zito, que haviam se acidentado em uma batida de táxi, não participaram do jogo

1963 Brazil goalkeeper Gilmar introduces his teammates to The Duke of Gloucester before a friendly against England

1963 Brazil goalkeeper Gilmar introduces his teammates to The Duke of Gloucester before a friendly against England

1963_05_08_bRASIL1X1Inglaterra_Banks disputa jogada com Ney

1963_05_08_bRASIL1X1Inglaterra_Banks disputa jogada com Ney

A excursão da Seleção Brasileira, que tinha Aimoré Moreira como técnico, em 1963 à Europa não foi bem-sucedida. A Seleção tinha sido bicampeã do mundo no ano anterior, formada por um time com muitos veteranos, e o técnico aproveitou a excursão para renovar o time e aproveitar vários jovens jogadores.

Depois de uma estreia em que perdeu para Portugal por 1 a 0, o time foi goleado pela Bélgica por 5 a 1, em jogo em que Zagalo lembra ter o Brasil sido surpreendido pela correria dos belgas.

Depois vieram a vitória sobre a França (3 a 2), derrota para a Holanda (1 a 0), vitória sobre a Alemanha Ocidental (2 a 1) até o amistoso do dia 8 de maio, o segundo disputado pelo Brasil em Wembley - em 1956, fora derrotado pelos ingleses por 4 a 2.

Com 92 mil pagantes em Wembley, o Brasil abriu o marcador, com Pepe, mas cedeu o empate com o gol marcado por Bryan Douglas. A Seleção Brasileira, desfalcada de Zito e Pelé, jogou com Gilmar (Santos), Lima (Santos), Eduardo (Corinthians), Roberto  Dias (São Paulo) e Rildo (Botafogo; Zequinha (Palmeiras) e Mengálvio (Santos); Dorval (Santos), Coutinho (Santos), Amarildo (Botafogo, depois Nei, Corinthians) e Pepe (Santos).

O ponta-esquerda Pepe, autor do gol brasileiro, conta o motivo das ausências de Pelé e Zito:

- Na véspera do jogo, nos deram a manhã livre, com reapresentação marcada para a hora do almoço. Alguns jogadores saíram, entre eles o Pelé e o Zito, que estavam em um táxi na companhia do radialista Geraldo José de Almeida. O táxi bateu, não foi nada grave, mas que os impediu de jogar - conta.

A goleada de 5 a 1 para a Bélgica também foi explicada por Pepe:

- Para nós foi uma grande e desagradável surpresa. Eu não joguei naquele dia, o Zagalo foi o titular. A Bélgica tinha um time bem ofensivo, mas estávamos acostumados a excursionar pelo Santos, que era a base da Seleção, e ganhar sempre em toda a Europa. Sinceramente, não sei o que aconteceu naquele dia, mas sim que no primeiro tempo eles já venciam por 4 a 0.

 

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser