Futebol Brasileiro

Itabaiana completa 87 anos de fundação

Clube do interior de Sergipe tem pioneirismo no DNA: é o único do Estado a ter uma Taça do Nordeste e o primeiro pentacampeão estadual

Assessoria CBF
10/07/2025 - 14h48
Atualizado há cerca de 1 mês
Compartilhe:
Etelvino Mendonça é a casa do Tricolor da Serra

Etelvino Mendonça é a casa do Tricolor da Serra

Erick O'Hara

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) parabeniza a Associação Olímpica de Itabaiana pelos 87 anos de fundação, celebrados nesta quinta-feira, 10 de julho. O clube carrega no nome o orgulho da cidade do interior sergipano, o primeiro pentacampeão estadual e o único clube sergipano a vencer a Taça do Nordeste.

Fundado em 10 de julho de 1938, o clube nasceu de uma fusão entre o Brasil Football Club e o Balípodo Club Santa Cruz e seu primeiro nome foi Botafogo Sport Club. No mesmo ano de fundação, recebeu o nome de Itabaiana Sport Club. Só na década de 1950 chegou à alcunha atual: Associação Olímpica de Itabaiana. Suas cores são azul, vermelho e branco.

Como o próprio nome sugere, o clube carrega em seu DNA importância e pioneirismo únicos no Estado. Foi a primeira equipe do Estado a profissionalizar atletas, a primeira a jogar em grandes palcos, como o Maracanã, a pagar 13º salário aos jogadores, e até a exigir arbitragem internacional em seus jogos, entre as décadas de 1970 e 1980.

É também o primeiro pentacampeão sergipano, feito conquistado entre 1978 e 1982. No meio deste período, foi o responsável por interromper uma série invicta de 23 jogos do Internacional, ao vencer os gaúchos por 2 a 1 em Porto Alegre. Hoje o time está na Série C do Campeonato Brasileiro e manda suas partidas no estádio Etelvino Mendonça.

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.