Athletic e Volta Redonda dividem alcunha de 'Esquadrão de Aço'Créditos: Cris Matos/FMF e Raphael Torres/VRFC
Rivais na luta pelo título, Athletic-MG e Volta Redonda-RJ disputam o último jogo da Série C de 2024 na tarde deste sábado (19), às 17h30, na Arena Sicredi, em São João del-Rei (MG), com ambos defendendo a alcunha de Esquadrão de Aço.
A equipe mineira, derrotada por 1 a 0 pelo jogo de ida, ostenta tal apelido desde 27 de junho de 1909, data da fundação do clube. O objetivo é representar a força e potência da agremiação, que pode conquistar seu primeiro título nacional no ano em que completou 115 anos de história.
Athletic-MG é uma das equipes que carrega a alcunha de Esquadrão de AçoCréditos: Fernanda Trindade/Athletic Club
Já no caso do Voltaço, o motivo está ligado à cidade em que o clube está situado: Volta Redonda, no sul do Estado do Rio de Janeiro. A agremiação surgiu em 9 de fevereiro de 1976. Trinta e cinco anos antes, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) foi inaugurada em Volta Redonda, com o objetivo de se tornar uma das grandes siderúrgicas do país. Hoje, é uma das maiores produtoras de aço da América Latina.
O Estádio Raulino de Oliveira, que viria a se tornar a casa do Volta Redonda, foi aberto em 1951 e pertencia à CSN. Carrega o nome do General Sylvio Raulino de Oliveira, então presidente da companhia. A partir da conexão do clube com a cidade, adotou-se a alcunha para os aurinegros, que almejam conquistar sua primeira Série C.
Volta Redonda-RJ tem 'Esquadrão de Aço' como um de seus apelidosCréditos: Rafael Assunção
A decisão entre os Esquadrões de Aço Athletic e Volta Redonda poderá ser assistida em Zapping, DAZN e Nosso Futebol.
Outros esquadrões de aço
A alcunha Esquadrão de Aço é utilizada também por Bahia, Figueirense e Paysandu. A origem tem raiz em anos vitoriosos dos clubes na década de 40.
Os baianos adotaram o apelido em 1947, após goleada por 7 a 2 sobre o São Paulo, então chamado de 'Esquadrão de Fé'. No jornal A Tarde, o jornalista Aristóteles Goés usou o termo Esquadrão de Aço para o clube, e os torcedores abraçaram a ideia.
Para o time de Santa Catarina, faz referência à equipe que conquistou o tricampeonato do Torneio de Início, em 1949. No clube paraense, é empregada para aludir ao time pentacampeão paraense em 1947.