Remo ou Brasiliense? Copa Verde 2020 conhece campeão nesta quarta em Belém

Remo ou Brasiliense? Copa Verde 2020 conhece campeão nesta quarta em Belém

Campeonato regional conclui sua sétima edição e se consolida como promotor de iniciativas em defesa do meio ambiente e de ações de sustentabilidade

Vermelhão, mascote da Copa Verde Vermelhão, mascote da Copa Verde
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

A decisão entre Remo e Brasiliense é inédita na história das sete edições da Copa Verde. Quando entrarem no gramado do Estádio Mangueirão, às 16h desta quarta-feira, as duas equipes representarão mais que suas cores e torcida. Os finalistas ajudarão a manter erguida a bandeira de defesa do nosso meio ambiente, marca do torneio regional desde seu lançamento.  

Em 2020, a Copa Verde seguiu compensando a emissão de gases com a plantação de novas árvores. Foram plantadas 4,2 mil mudas em regime agroflorestal, em parceria com agricultores locais.

O campeão deste ano ganhará três taças. Além da tradicional, o vencedor receberá o troféu vivo, feito com mudas que serão plantadas na sede social do clube, e outro de madeira certificada, assinado pelo artista Paulo Alves. As mudas representam os biomas das regiões dos finalistas: bacupari da Amazônia e puruí do Cerrado.

O melhor jogador em campo na decisão também é premiado com uma taça de madeira certificada, idealizada pela artista Roberta Rampazzo.

Em seus sete anos, a Copa Verde se notabilizou no calendário da bola por inovar com  iniciativas socioambientais como a troca de garrafas pet por ingressos; gestão de resíduos recicláveis com cooperativas de catadores locais; a escolha da arara vermelha – animal em extinção - como mascote da competição; concurso de redação junto a escolas públicas tendo o meio ambiente como tema; e eventos do projeto CBF Social com escolas públicas das cidades envolvidas na competição.

Copa Verde: troca sustentável de ingressos Edições antes da pandemia promoveram troca de garrafas pet por ingressos
Créditos: Mauro Neto/SEJEL

É a primeira final do Brasiliense na Copa Verde. Poderá igualar o feito do Brasília, também do Distrito Federal, campeão da primeira edição em 2014. Já o Remo disputa sua segunda decisão. Em 2015, foi superado pelo Cuiabá. No jogo de ida, no último domingo (21), o Brasiliense venceu o Remo por 2 a 1 e joga por um empate. A partida será transmitida ao vivo pela TV Brasil.

O campeão da Copa Verde conquista uma vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil (terceira fase da competição). Brasília (2014), Cuiabá (2015), Paysandu (2016), Luverdense (2017), Paysandu (2018) e Cuiabá (2019) já venceram o torneio.

Patchs em homenagem à Amazônia e ao Pantanal

Arara-azul e onça-pintada entrarão em campo na Final da Copa Verde 2020. Nesta quarta-feira (24), 16h, Remo (PA) e Brasiliense (DF) disputam a segunda e decisiva partida, no Mangueirão, em Belém (PA). Nos uniformes, levarão um patch especial com animais ameaçados de extinção de suas respectivas regiões: Amazônia e Pantanal. Esta é uma iniciativa da Diretoria de Competições da CBF, organizadora do campeonato

 

 

 

 

 

 

 

 

O Remo homenageará a onça-pintada. Segundo a ONG Onçafari, o Brasil abriga 50% da população dessa espécie no mundo e maior refúgio é a Amazônia. O patch do Remo homenageará a onça-pintada, espécie em extinção. Pantanal, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga também são biomas brasileiros com presença de onças-pintadas, mas em situações que variam de quase ameaçada para criticamente ameaçada.

O Brasiliense carregará na camisa um patch da arara-azul. De acordo com o instituto que leva o mesmo nome da ave, mais de dez mil desta espécie foram retiradas da natureza até os anos de 1980 devido à captura para comercialização, descaracterização do ambiente e coleta de penas para souvenirs. A ONG realiza um projeto de conservação da espécie com o monitoramento de ninhos no Pantanal. A população de araras-azuis triplicou, mas segue sob atenção por causa da fragilidade das aves.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro nike guarana antarctica vivo itau mastercard voe gol bitci free fire kwai grupo cimed fiat pague menos semp tcl cafe 3 corações techno gym stats ports kin analytics globus brasil