Máquina de troca é inovação na Copa Verde

Máquina de troca é inovação na Copa Verde

Garrafas PET e latas de alumínio serão trocadas por ingressos nos jogos de 9 e 16 de março em Macapá, Cuiabá e Rio Branco. Confira os locais de troca!

Torcedor troca garrafas por ingressos para a Copa Verde 2016 Torcedor troca garrafas por ingressos para a Copa Verde 2016
Créditos: Divulgação

A CBF, em parceria com a Stefanini Inspiring, uma das empresas de inovação do Grupo Stefanini, e a Triciclo, instituição criadora da Retorna Machine, firmaram uma parceria para promover uma campanha que consiste em trocar garrafas PET e latas de alumínio por ingressos para assistir aos jogos da Copa Verde 2016.  

Neste ano, o campeonato disputado por equipes da região Norte, Centro-Oeste e também do Espírito Santo, (veja tabela), abordará questões de sustentabilidade, com o objetivo de estimular a conscientização em torno dos problemas ambientais. Será também a primeira competição carbono zero do futebol brasileiro, com um pacote de iniciativas sustentáveis e compensação de todo o CO2 emitido durante o torneio, organizado pela CBF.
 

As entradas são para as partidas desta quarta-feira (9/3) entre Santos do Amapá e Nacional do Amazonas,  no Zerão, em Macapá, e Comercial do Mato Grosso do Sul e Cuiabá do Mato Grosso, no Estádio Toca do Leão, em Campo Grande; e dos jogos do dia 16 de março entre Rio Branco do Acre e Genus de Rondônia, na Arena Floresta, em Rio Branco, e Nacional do Amazonas e Santos do Amapá,  na Arena da Amazônia, em Manaus.

Para a realização da troca, as Retorna Machines serão instaladas nas cidades onde ocorrerão os jogos. Assim, entre os dias 7 e 9 de março, a máquina estará no Macapá Shopping Center, em Macapá (AP), e na loja Fort Atacadista, no Shopping Norte Sul Plaza, em Campo Grande (MS). Já entre 14 e 16 do mesmo mês, ela estará em Rio Branco (AC), e Manaus (AM), em locais que ainda serão definidos. 

A Stefanini Inspiring desenvolveu toda a parte tecnológica para a campanha. Por meio da solução Inspiring Engagement Platform (IEP), foi criada uma nova interface, que permite o resgate dos ingressos de uma forma simples e rápida. Assim, o usuário precisa apenas inserir os resíduos, que podem ser garrafas PET ou latas de alumínio, e clicar no botão “Copa Verde”.

– A própria máquina irá gerar e imprimir um voucher com código de barras, que deverá ser trocado pelas entradas para o estádio. E os resíduos recolhidos pela Retorna Machine irão para cooperativas locais, o que garante um destino final adequado – explica Maurício Zarzur, um dos fundadores da Triciclo. Ele acrescenta:

– Para cada jogo, serão disponibilizados três mil ingressos, sendo que cada usuário pode resgatar até quatro.

Wander Nogueira, da Stefanini Inspiring, ressalta que a Retorna Machine é um exemplo de como a tecnologia pode ser uma aliada em questões que envolvam a preservação do meio ambiente. Foi desenvolvida uma solução tecnológica completa com as plataformas de engajamento, onde são gerenciadas as campanhas e programas de fidelidade, que traz benefícios ao usuário e ao meio ambiente, por meio da promoção do descarte correto dos resíduos.

O campeão da Copa Brasil 2016 receberá dois troféus: a taça convencional, entregue à equipe vencedora após a decisão, e uma árvore da flora brasileira, prêmio vivo que vai ser plantado na sede ou no CT do clube vencedor. Como representante da fauna tupiniquim, a Arara Vermelha foi escolhida a mascote da competição.

Terceira edição

Uma das 14 competições organizadas pela CBF, a Copa Verde está na terceira edição. Em 2014, o Brasília (DF) venceu o Paysandu (PA) por 7 a 6, nos pênaltis, e ficou com o título. No ano passado, após perder o primeiro jogo da final por 4 a 1, o Cuiabá (MT) superou o Remo (PA) por 5 a 1, na Arena Pantanal, e faturou a taça.

Serviço:

Jogos desta quarta-feira

Comercial-MS x Cuiabá- MT

09/03/2016 - 16h | Jogo: 10 | Grupo: GRUPO H
Estádio Jacques da Luz - Campo Grande - MS

A promoção terá início nesta segunda-feira (7), a partir das 10h, e prazo final às 16h da quarta-feira (9), em Campo Grande- MS.

Santos-AP x Nacional-AM

09/03/2016 - 20:30 | Jogo: 6 | Grupo: GRUPO D
Estádio Zerão - Macapa - AP

A promoção terá início nesta segunda-feira (7), a partir das 10h, e prazo final às 16h da quarta-feira (9), em Macapá-AP.

Jogos do dia 16 de março 

Nacional-AM x Santos-AP

16/03/2016 - 21h30 | Jogo: 17 | Grupo: GRUPO D
Arena da Amazônia - Manaus - AM

A promoção terá início no dia 14 de Março, a partir das 10h, e prazo final às 21h30 do dia 16 de março, em Manaus-AM.

 Rio Branco-AC x Genus - RO

16/03/2016 - 22:30 | Jogo: 19 | Grupo: GRUPO B
Arena da Floresta - Rio Branco - AC

A promoção terá início no dia 14, a partir das 10h, e prazo final às 22h30 do dia 16 de março, em Rio Branco-AC.

 

 

 

 

 

 

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Itaú VIVO Guaraná Antártica Mastercard GOL CIMED Semp TCL FIAT 3 Corações Techno GYM STAT Sports