Concurso de redação anuncia os finalistas

Concurso de redação anuncia os finalistas

Confira a lista de escolas e alunos vencedores, por estado, em concurso da Copa Verde. Ganhador nacional será anunciado em 16 de maio

Lançamento da Copa Verde no Palácio da Justiça de Rio Branco - Vermelhão Lançamento da Copa Verde no Palácio da Justiça de Rio Branco - Vermelhão
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

O Ministério do Meio Ambiente divulgou os vencedores por estado da terceira edição do concurso de redação da Copa Verde 2018. A lista completa (veja abaixo) foi disponibilizada pelo Departamento de Educação. O nome do vencedor nacional será anunciado no dia 16 de maio, em Belém, na última partida da competição, a ser disputada entre Paysandu e Atlético-ES.

A redação teve como tema “Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas”, o mesmo da Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. A intenção foi estimular os alunos a aprofundarem o tema e adquirirem mais conhecimentos e valores sociais relacionados às questões socioambientais. 

O concurso foi realizado nos estados onde acontecem os jogos da Copa Verde – Tocantins, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rondônia, Espírito Santo, Pará, Roraima, Mato Grosso, Acre, Amapá e Amazonas – por adesão voluntária. As premiações vão para os alunos e para as escolas, todas do Ensino Fundamental.

A organização, a coordenação e a divulgação do concurso de redação ficaram a cargo do MMA e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em parceria com o Ministério da Educação e as Comissões Organizadoras Estaduais da V Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA).

PRÊMIOS

Os alunos premiados vão ganhar uma viagem para a final da Copa Verde, com acompanhante, além de receber mochila, boné, garrafa plástica e camiseta personalizados, trilogia literária Guerreiros da Amazônia, camisa da Seleção Brasileira e certificado de participação assinado pelos ministros do Meio Ambiente e da Educação e pelo presidente da CBF. 

Já as escolas vão receber um computador, entregue pelos jogadores do time e pela federação de futebol local, e a trilogia literária Guerreiros da Amazônia.

O vencedor nacional do concurso ganhará camisa da Seleção Brasileira de futebol, autografada pelos jogadores, viagem para Foz do Iguaçu (PR) com acompanhante e certificado de melhor redação do concurso a ser entregue pelos ministros do Meio Ambiente e da Educação e representante da CBF.

Às escolas participantes, a CBF, organizadora da Copa Verde, e o Instituto de Pesquisas da Amazônia (Ipam), apoiadores do Projeto Guerreiros da Amazônia, vão disponibilizar a trilogia Guerreiros da Amazônia. Os três livros digitais poderão ser baixados em PDF gratuitamente.

As escolas poderão estender esse benefício a todos os professores e alunos que se interessarem. Para os alunos que completarem a leitura dos três livros, serão emitidos certificados digitais.

A Copa Verde é um campeonato de futebol disputado por 18 equipes das regiões Norte e Centro-Oeste e do estado do Espírito Santo. A competição é acompanhada por ações que estimulam a consciência ecológica, como a reciclagem de materiais, aulas de futebol para crianças em situação de vulnerabilidade e compensação das emissões de carbono, além dos concursos de redação sobre temas ambientais.

OS CAMPEÕES 

 

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antártica VIVO Itaú Mastercard Voe GOL CIMED Semp TCL FIAT Pague Menos Café 3 Corações Techno Gym Stat Sports Kin Analytics