A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) parabeniza e reverencia Mazzola pelo aniversário de 87 anos, data comemorada nesta quinta-feira (24). Nascido em 24 de julho de 1938, em Piracicaba (SP), o jogador é um dos primeiros campeões mundiais do Brasil, tendo sido parte do time vencedor da Copa de 1958.
José Altafini, o centroavante do Palmeiras, antes Palestra Italia, ganhou o apelido de Mazzola em homenagem ao craque italiano Valentino Mazzola, ídolo do Torino. Foi no Alviverde que seu futebol floresceu e o fez chegar à Seleção Brasileira.
Na Copa do Mundo de 1958, jogou duas partidas como titular: a estreia contra a Áustria, quando marcou dois gols no 3 a 0 do Brasil, e contra a Inglaterra. A partir das quartas de final, porém, deu lugar ao Rei Pelé, que seguiu como titular até a conquista do título.
Mazzola fez muito sucesso no PalmeirasCréditos: Divulgação / Palmeiras
Após o Mundial, Mazzola foi vendido ao Milan e deu início a um novo capítulo na sua carreira. Suas atuações no país europeu renderam o convite para defender a Seleção Italiana, onde, curiosamente, jogou com o nome de batismo, não a alcunha italiana.
Até hoje é um dos raros casos de atleta a ter jogado a Copa do Mundo por dois países, já que em 1962 defendeu a Azzurra no Mundial realizado no Chile. No futebol italiano, foi multicampeão nacional, por Milan e Juventus, e campeão da Liga dos Campeões pelo Milan.