Guto Ferreira conquista bi da Copa do Nordeste com o Ceará

Guto Ferreira conquista bi da Copa do Nordeste com o Ceará

Na decisão, treinador arma um Ceará impecável, volta a derrotar o Bahia e ganha segundo título da Copa do Nordeste

Segundo jogo da final da Copa do Nordeste - Bahia x Ceará em Salvador Segundo jogo da final da Copa do Nordeste - Bahia x Ceará em Salvador
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Ao fim da partida entre Ceará e Bahia, os jogadores do Vozão se reuniram no centro do gramado em festa. A comemoração pelo título da Copa do Nordeste, após a vitória por 1 a 0, tinha um personagem central: Guto Ferreira. O técnico foi fundamental no título alvinegro e foi muito celebrado por seus comandados.

No centro do gramado e sob gritos de "Gordiola!", apelido carinhoso que recebeu dos atletas, Guto foi jogado para o alto por todo o elenco. A cena resume um trabalho que começou no meio dessa temporada, mas que rapidamente conquistou a confiança de um time inteiro, mesmo nas condições mais adversas. O treinador dividiu os méritos do título e aproveitou para lembrar todo o processo que levou o time até ali.

"Tenho que agradecer, e repetindo o Vina, ao Argel (Fucks) que começou o trabalho, ao Enderson (Moreira) que conseguiu dar uma alavancada na equipe. Não é um trabalho só meu, é um trabalho de uma equipe que vem por trás, trabalho de uma direção e a gente não faz nada se eles não quiserem. Quando eu fiz as primeiras entrevistas, nós ficamos 3 meses contratados sem poder trabalhar de forma direta com eles. A gente trabalhava através de videoconferencia, de entrevistas com os jogadores, com situações de aulas táticas. E depois, quando nós começamos, ainda fizemos todo um protocolo progressivo. Hoje eles estão colhendo o que eles colocaram como meta na primeira conversa: ser campeão da Copa do Nordeste", lembrou.

Essa foi a segunda conquista de Guto Ferreira na Copa do Nordeste. O treinador foi campeão em 2017, justamente quando comandava o Bahia e derrotou o Sport na decisão. Com o bicampeonato do Nordeste, Guto Ferreira se igualou a Arthurzinho (Vitória em 1997 e América-RN em 1998), como maior campeão do torneio.

Não é à toa que Guto Ferreira é tão querido por seus jogadores. Eleito craque da Copa do Nordeste, o meia Vinicius interrompeu uma resposta na entrevista pós-jogo para falar sobre o treinador. E não poupou elogios.

"Se não fosse o 'Gordiola'... (Ele) representa muito, é um cara vencedor, mas eu também tenho que parabenizar o Argel, o Enderson, eles também fazem parte desse título, também tiveram jogos… E a todo o grupo que está aqui, o grupo que está lá na capital do Ceará comemorando e, claro, a nossa torcida, uma torcida fantástica que pode comemorar."

A vitória do Ceará por 1 a 0 sobre o Bahia nesta terça-feira encerrou a edição 2020 da Copa do Nordeste. Este foi o segundo título da história do Alvinegro na competição.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics