Futebol Brasileiro

Inspirado em 2001, Bahia mira Copa do Nordeste Sub-20 e profissional no mesmo ano

Após vencer o Ceará por 2 a 1, Esquadrão de Aço tem a vantagem do empate para voltar a se sagrar campeão do torneio após 24 anos

Assessoria CBF
17/09/2025 - 11h45
Atualizado há 6 dias
Compartilhe:

Bahia sonha com o segundo título da Copa do Nordeste Sub-20Créditos: Rafael Rodrigues/EC Bahia

O Bahia deseja repetir a façanha obtida em 2001 e voltar a conquistar a Copa do Nordeste nas categorias profissional e Sub-20 no mesmo ano. Nesta temporada, o Esquadrão de Aço se sagrou campeão do torneio regional sobre o Confiança e agora busca o título de base sobre o Ceará, nesta quarta-feira (17), às 15h, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O duelo terá transmissão ao vivo de SportyNet e Lance!.

Há 24 anos, na edição inaugural do campeonato Sub-20, o Tricolor baiano derrotou na final o Sport por 3 a 2. Coincidentemente, também foi algoz do Rubro-Negro pernambucano na competição profissional, por 3 a 1.

Troféu e medalhas de prata e ouro da Copa do Nordeste Sub-20Créditos: Rafael Ribeiro/CBF

Para levantar a taça desta temporada, precisa confirmar a vantagem de 2 a 1 do jogo de ida, na última quarta (10), no Presidente Vargas, em Fortaleza, com gols de João Andrade e Dell para o Bahia e Giulio para o Ceará. Caso o Vozão vença por um gol de diferença, o vencedor será definido nos pênaltis.

"O pensamento do Bahia é jogar com a intensidade e seriedade que o jogo pede. O Ceará é uma equipe muito bem treinada e tem bem definido seu jeito de atuar. Nosso objetivo é impor nosso jogo e encarar a partida como a mais importante do ano, até o momento", explicou o técnico Leonardo Galbes, no comando do Bahia Sub-20 desde dezembro de 2024.

Leonardo Galbes é o treinador da categoria Sub-20 do BahiaCréditos: Rafael Rodrigues/EC Bahia

Capitão da equipe, o meio-campista Sidney fez parte do grupo campeão na categoria profissional e reforçou o objetivo do Bahia em assegurar a “hegemonia do Nordeste em 2025”.

“Para mim, será muito especial e de extrema importância. O clube busca a hegemonia do Nordeste em 2025 e poder fazer parte dos dois títulos seria incrível. Quero muito levantar este troféu juntamente com minha equipe”, disse.

Sidney comemora a conquista da Copa do NordesteCréditos: Rafael Rodrigues/EC Bahia

Campanha do Bahia

Na primeira fase, o Bahia foi o líder do Grupo C e conquistou sete dos nove pontos possíveis: goleou o Sport-PB por 4 a 0, venceu o IAPE-MA por 3 a 0 e empatou sem gols com o Retrô-PE. Nas quartas de final, superou o Piauí por 1 a 0. Na semifinal, eliminou o arquirrival, Vitória, por 3 a 1, classificando-se à decisão.

Ao todo, o Tricolor é dono do melhor ataque da competição, com 13 gols, e da melhor defesa, tendo sofrido apenas dois tentos em cinco partidas. Seus goleadores são Roger Gabriel e Gabriel Carioca, ambos com três gols.

“Tivemos essa campanha graças ao nosso trabalho do dia a dia e treinos específicos para ataque e defesa. Creio que é fruto de muito trabalho da comissão técnica e da nossa equipe. Nos dedicamos e temos ambição para estarmos sempre entre os melhores, sermos protagonistas jogo a jogo e por isso trabalhamos firme todos os dias. Nossa forma de jogar mais ofensiva também facilita para termos esses números”, explicou Sidney.

Bahia venceu o Bahia por 2 a 1, pelo jogo de ida da final da Copa do Nordeste Sub-20Créditos: Divulgação/Instagram/@ecbahia

Arena Fonte Nova

Vice-campeão da Copa do Nordeste Sub-20 em 2017 e 2018, o Bahia contará com a força de sua casa para garantir o título do torneio regional pela segunda vez: a Arena Fonte Nova. O estádio voltará a ser o palco de um jogo do Sub-20 do Tricolor baiano pela primeira vez desde abril do ano passado, e a entrada será gratuita.

"Atuar na Fonte Nova diante do nosso torcedor é um prêmio para todos nós. É algo que oferece aos nossos atletas um pouco do que pode ser a realidade vivida por eles, no futuro. Momento de desenvolvimento individual, humano e futebolístico. Estamos muito gratos por essa possibilidade", comemorou o treinador Leonardo Galbes.

Para garantir o ingresso, os torcedores precisam retirar um bilhete sem custo no aplicativo ou site da Ingresse. A medida é obrigatória por conta da exigência do reconhecimento facial nos estádios. A opção de retirada foi aberta às 10h dessa segunda-feira (15) e vai até o dia do jogo. Importante ressaltar que os ingressos são limitados.

Arena Fonte Nova foi o palco do jogo de volta da final da Copa do Nordeste e será também da categoria Sub-20 do torneio Créditos: Letícia Martins/EC Bahia

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.