Superclássico! Moto Club e Sampaio Corrêa duelam na Copa do Nordeste

Superclássico! Moto Club e Sampaio Corrêa duelam na Copa do Nordeste

Rivais mais tradicionais do Maranhão miram primeiro triunfo no Nordestão neste domingo (17), que também terá partida CSA-AL x Salgueiro-PE

Sorteio da Copa do Nordeste 2019 em Maceió

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Pouco mais de uma semana após se enfrentarem pelo Campeonato Maranhense, Moto Club e Sampaio Corrêa voltam a se encontrar em campo - desta vez pela quarta rodada da Copa do Nordeste 2019. Os protagonistas do Superclássico duelam às 19h (horário de Brasília) deste domingo (17), no Estádio Castelão, em São Luís (MA).  Não bastasse o peso do clássico, o jogo ainda pode marcar o primeiro triunfo de um dos clubes no Nordestão, já que nenhum dos dois venceu até o momento no torneio regional.

Mesmo na lanterna do Grupo B do Nordestão, com três pontos, o Moto Club chega para o clássico deste domingo embalado. Na última quarta-feira (13), o Papão venceu o Vitória-BA por 2 a 0, com gols de Gleisinho e Juninho Arcanjo, garantindo a classificação à segunda fase da Copa do Brasil. Na última rodada do Campeonato Maranhense, os rubro-negros triunfaram sobre os rivais bolivianos por 1 a 0 e asseguraram os 100% no estadual.

Por outro lado, o Sampaio Corrêa é o atual campeão da Copa do Nordeste, tendo levantado a taça em 2018 após superar o Bahia-BA na decisão. Em 2019, foram sete partidas da Bolívia até o momento, com duas vitórias, dois empates e três derrotas. O clube tricolor é o atual sétimo colocado do grupo A da Copa do Nordeste, com um ponto somado.

Moto Club 2 x 0 Vitória - Copa do Brasil 2019 - 13/02/2019 Moto Club avançou à segunda fase da Copa do Brasil na última quarta-feira (13)
Créditos: Gaudêncio Carvalho/Moto Club

Expectativas
É possível que haja mudanças no Moto Club em relação ao time que superou o Vitória na última quarta-feira. Com as regularizações do meia Wander e do goleiro Bernardo junto à CBF, o treinador Wallace Lemos ganhou mais duas opções para compor o elenco rubro-negro. O comandante não negou o clima positivo após o avanço na Copa do Brasil, mas garantiu que a estratégia para o Superclássico ainda não está definida.

- Todo mundo está muito eufórico em relação ao segundo tempo contra o Vitória, mas isso não quer dizer que vamos entrar com aquela mesma equipe. Estamos estudando a melhor estratégia - analisou Wallace Lemos.

Do lado do Sampaio Corrêa, o duelo deste domingo ainda marca a estreia do treinador Julinho Camargo, anunciado pelo clube na última quarta-feira (13). O tempo de preparação para a partida foi curto, mas o novo comandante boliviano já testou alternativas visando o Superclássico da Copa do Nordeste.

- Em primeiro lugar, é preciso resgatar a confiança de alguns jogadores, que sabemos ter condições de renderem muito mais do que apresentaram até agora. Não temos muito tempo para trabalhar, mas tenho conversado bastante com a comissão técnica permanente, com o meu auxiliar técnico, Valdemar, que chegou alguns dias antes. Isso tem nos dado suporte para armar uma equipe que possa buscar um resultado positivo neste domingo - afirmou Julinho.

O trio de arbitragem no Castelão será composto por Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro, assistido por Jean Marcio dos Santos e Vinicius Melo de Lima. Todos são do Rio Grande do Norte. O Superclássico entre Moto Club e Sampaio Corrêa terá transmissão pelo site livefc.com.br.

Último confronto
No último Superclássico realizado - o primeiro de 2019 -, o Moto Club levou a melhor e venceu o Sampaio Corrêa por 1 a 0. Gleisinho abriu o placar para os rubro-negros após aproveitar rebote da defesa de Rodrigo. Com o resultado, o Moto Club se manteve com os 100% de aproveitamento e na liderança do Campeonato Maranhense, com 12 pontos somados. Já o Sampaio Corrêa é o vice-líder da competição estadual, com sete pontos; nas quatro rodadas iniciais do torneio, foram duas vitórias, um empate e uma derrota.

Julinho Camargo comanda treino no Sampaio Corrêa Julinho Camargo é o novo treinador do Sampaio Corrêa
Créditos: Elias Auê/Sampaio Corrêa

Goleadas
Moto Club e Sampaio Corrêa já superaram a marca de 600 duelos, mas há partidas que entraram para a história. Logo na estreia da rivalidade, no dia 14 de julho de 1940, a Bolívia goleou o rival por 7 a 2 no Campeonato Maranhense. Beneditino balançou a rede por quatro vezes e Zambeta, Manoelzinho e Mascote fizeram os demais gols tricolores. Belfort e Aderson descontaram para o Papão do Norte.

Mas o placar mais elástico da rivalidade pertence aos rubro-negros: no Torneio Municipal de 1953, triunfo do Moto Club por incríveis 9 a 3. Nabor, Casquinha e Hamilton marcaram duas vezes cada, com Ronaldo marcando os demais gols. Massaud balançou as redes três vezes pelos vencidos bolivianos.

Rivalidade histórica
O confronto entre Moto Club e Sampaio Corrêa é favorável aos rubro-negros. Ao longo de 602 jogos, foram 195 triunfos do Papão, 183 vitórias bolivianas e 224 empates.

Outros jogos da rodada
Também neste domingo, às 19h30 (horário de Brasília), o CSA-AL recebe o Salgueiro-PE no Estádio Rei Pelé, na capital Maceió (AL). O trio de arbitragem da partida terá o juiz Tarcisio Flores da Silva, com assistentes Lorival Candido das Flores e Francisco de Assis da Hora. Todos são do Rio Grande do Norte.

Já no próximo domingo (24), ainda pela quarta rodada do Nordestão, Fortaleza-CE e Bahia-BA se enfrentam no Estádio Castelão, em Fortaleza (CE).  A bola rola às 19h (horário de Brasília). A Copa do Nordeste 2019 retorna para sua quinta rodada no sábado, 2 de março.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro NikeItaúVIVOGuaraná AntárticaMastercardGOLGrupo CIMEDSEMP TCLFIATUltrafarmaEnglish LiveTechnogymStatsports3 Corações