Nordeste: celeiro de campeões do mundo

Nordeste: celeiro de campeões do mundo

De Vavá, o Leão da Copa, o primeiro campeão, em 1958, ao pentacampeão Rivaldo, em 2002, Nordeste revelou muitos craques à Seleção Brasileira

bebeto

bebeto

Dida

Dida

Créditos: Divulgação

Os primeiros campeões mundiais nordestinos foram Vavá, Dida e Zagallo. Vavá, o Leão da Copa, marcou cinco gols na Suécia, em 1958, e foi um dos destaques da conquista.  Centroavante típico, com um futebol de valentia e presença na área, o Peito de Aço, como também era chamado, foi revelado no futebol pernambucano, primeiramente, no América de Recife. Passou ainda pelo Íbis e Sport, onde mostrou a sua virtude de artilheiro para ser negociado com o Vasco da Gama, onde se tornou ídolo e, posteriormente, foi convocado para a Seleção Brasileira.

O alagoano Edwaldo Santa Rosa, o Dida, camisa 10 do Flamengo e primeiro ídolo de Zico, foi revelado no CSA, em Maceió. Artilheiro do campeonato alagoano, transferiu-se para o Flamengo onde se tornou o segundo maior artilheiro do clube, atrás somente do admirador Zico, com 264 gols em 357 jogos.

O também alagoano Mário Jorge Lobo Zagallo nasceu na cidade de Atalaia, mas veio muito novo para o Rio de Janeiro, onde começou a jogar no América, tendo brilhado no Flamengo e no Botafogo. Zagallo é tetracampeão do mundo, duas vezes como jogador, uma como treinador e uma como coordenador técnico.

Em 1962, Vavá voltou a representar a região com brilho, sendo bicampeão do mundo e artilheiro do Mundial do Chile, juntamente com Garrincha, com quatro gols.

No tetracampeonato em 1994, nos Estados Unidos, havia três representantes da Região Nordeste: Bebeto, talento no ataque, é baiano de Salvador, revelado pelo Vitória até se transferir, ainda juvenil, para o Flamengo.

O meio-campo Mazinho é paraibano de Santa Rita, foi revelado pelo Santa Cruz, da sua cidade, de onde veio para o Vasco da Gama.

O pernambucano Riardo Rocha, de Recife, começou no Santo Amaro, depois no Santa Cruz, antes de se transferir para o Guarani de Campinas e ver seu futebol brilhar em vários clubes do Brasil e de outros países.

O baiano Aldair começou a jogar nas "babas" - o equivalente às peladas, no Rio de Janeiro, ou rachões, em São Paulo - em Ilhéus, mas veio ainda adolescente para Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, onde foi "descoberto" em uma pelada na praça por Juarez, um ex-jogador do Flamengo, e levado para a Gávea. 

2002 trouxe o pentacampeonato mundial e com ele mais um grande destaque daquela conquista, que garantiu até hoje a hegemonia ao futebol brasileiro no mundo. Rivaldo Borba Ferreira, o camisa 10 da Seleção Brasileira, é considerado um dos maiores da sua posição no mundo em todos os tempos, eleito o número 1 pela FIFA em 1998, graças às temporadas espetaculares que fez pelo Barcelona, onde marcou 130 gols e se tornou grande ídolo.

Rivaldo é pernambucano de Paulista, onde começou a jogar no Paulistano. Passou pelo Santa Cruz, transferiu-se para o Mogi Mirim, depois para o Corinthians, em que iniciou a sua trajetória de craque.  

Do grupo pentacampeão de 2002, também faz parte o goleiro Dida, baiano da cidade de Ilhéus, revelado pelo Vitória. Dida começou a se destacar no Cruzeiro e se tornou um dos maiores da sua posição. Edílson, nascido em Salvador, começou no Industrial (ES). Outro baiano do penta, o meio-campo Vampeta, foi revelado pelo Vitória.     

Na relação de jogadores do Nordeste que brilharam na Seleção Brasileira não poderia faltar o nome do grande Ademir Menezes. Não foi campeão do mundo? Não importa. Artilheiro que foi considerado em sua época, nos anos 1950, o maior jogador do Brasil, Ademir, o Queixada, nasceu em Recife, foi revelado pelo Sport, onde jogou três anos, até ir para o Vasco da Gama e ser o grande ídolo do clube de São Januário. Ademir Menezes foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1950, com nove gols.  

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics