Sete confrontos abrem a Copa do Brasil 2016

Sete confrontos abrem a Copa do Brasil 2016

Considerada como caminho mais rápido à Libertadores, Copa do Brasil terá, nesta quarta-feira (16), representantes de treze Estados diferentes se enfrentando

Flamengo x Ponte Preta

Créditos: Gilvan de Souza / Site Oficial do Flamengo

A segunda competição mais importante do calendário brasileiro - atrás apenas do Campeonato Nacional - começa nesta quarta-feira (16), com sete jogos. Ao todo, 86 clubes participam do torneio. Na rodada de hoje, times de 13 estados diferentes se enfrentam.

20h30 - Goianesia-GO x ABC-RN - Waldeir José de Oliveira, Goianesia (GO)

Último colocado do Grupo B do Campeonato Goiano, o Goianesia tem a missão de encarar o ABC, Campeão Brasileiro da Série C de 2010. Embora não esteja na melhor posição no Estadual, o Azulão do Vale tem como trunfo o atacante Nonato, artilheiro do clube com sete gols. Esta e a segunda participação do time na Copa do Brasil. A primeira aconteceu em 2014.

O ABC, por sua vez, vem de duas vitórias consecutivas no Campeonato Potigar e é o atual líder da competição. Na Copa do Nordeste, porém, o alvinegro não teve a mesma sorte e não conseguiu a pontuação necessária para passar para a próxima fase. 

20h30 - Parauapebas-PA x Londrina-PR - Raimundo Roseno, Parauapebas (PA)

Participando pela primeira vez da Copa do Brasil, o Parauapebas enfrentará, nesta quarta-feira, em casa, o Londrina. Com apenas sete anos de existência, o clube paraense tem cinco jogos em 2016 - uma vitória, um empate e três derrotas.

Embora esteja apenas no início das competições, o Londrina já foi alvo de polêmicas. O clube perdeu seis pontos no estadual devido à escalação irregular do volante Germano, ficando, assim, na quinta colocação, com 11 pontos. Participante da Copa do Brasil desde 93, o Tubarão teve sua melhor classificação no torneio no ano de sua estréia, quando chegou nas quartas-de-final.

20h30 - Linense-SP x Botafogo-PB - Gilbertão, Lins (SP)

Fazendo sua estréia na Copa do Brasil, o Linense enfrenta o Botafogo-PB, em casa. No Estadual, o campeão da edição de 2015 está com três vitórias, quatro empates e duas derrotas. Além das duas competições, o clube do interior paulista disputa, também, a Série D do Campeonato Brasileiro.

Adversário da Linense, o clube paraibano enfrenta instabilidades em 2016. Embora seja o líder do Grupo B no Campeonato Estadual, na Copa do Nordeste o alvinegro é o último do Grupo D. No entanto, ainda há chances de classificação. 

21h45 - Imperatriz-MA x Fortaleza-CE - Frei Epifânio, Imperatriz (MA)

Atual campeão maranhense, o Imperatriz encara o Fortaleza, em duelo nordestino. Na edição de 2016 do Estadual, porém, o clube vem tendo dificuldades. O Cavalo de Aço terminou o primeiro turno na terceira posição, com seis pontos, sem conseguir a classificação para a semifinal. Na Copa do Nordeste, as chances de passar à próxima fase são remotas. O clube teria que ganhar o Salgueiro-PE por seis gols de diferença. Além disso, o time maranhense estréia, nesta quarta-feira, seu terceiro técnico na temporada. 

Alheio aos problemas do adversário, o Fortaleza é o atual líder do Grupo B1 do Estadual, e está na segunda posição do Grupo D da Copa do Nordeste. Caso vença o Rive-PI, o tricolor se classifica para a próxima fase. Na Copa do Brasil de 2015, o clube cearense foi eliminado na  segunda fase pelo Coritiba.

21h45 - Globo-RN x Bahia-BA - Barrettão, Ceará Mirim (RN)

Clima de remanche entre Globo e Bahia. As duas equipes, que se enfrentaram em 2015 na Copa do Nordeste, medem forças agora no torneio nacional. No Nordestão, vitória do clube baiano por 2 a 1 no Rio Grande do Norte e por 1 a 0 em Salvador. Ambas as equipes entram em clima de reabilitação, já que o Globo não vence há quatro partidas, enquanto o Bahia perdeu o clássico contra o Vitória no final de semana. Os Alemães têm a baixa do meia Renatinho Potiguar, que será substituído pelo meia Eduardo. O Tricolor Baiano tem mudanças na zaga, no meio e no ataque. O Globo vai a campo com Rafael, Geovane, Negretti, Jamerson e Renatinho Carioca; Pablo Oliveira, Leomir, Rivaldo e Eduardo; Romarinho e Vavá. O Bahia entra com Marcelo Lomba; Hayner, Robson, Éder e Yuri; Paulo Roberto, Juninho e Rômulo; Cristiano, Luisinho e Zé Roberto.

21h45 - Rio Branco-ES x Santa Cruz-PE - Kléber Andrade, Cariacica (ES)

Cariacica receberá um grande jogo logo no início da Copa do Brasil. O Rio Branco promete casa cheia e recebe o Santa Cruz, pela primeira partida do torneio. Atual campeão estadual, o Capa Preta pretende manter a boa fase da temporada e irá a campo em busca da vitória para avançar no torneio. Já o Santa Cruz começou a temporada inconstante, sendo ameaçado até no G4 do estadual, e vê na Copa do Brasil a oportunidade de reabilitação do clube. No Rio Branco, a base será praticamente mantida. Apenas André Luiz dará lugar ao volante Ramon. Já o Santinha tem mudanças no setor defensivo, com a dupla de zaga formada por Néris e Danny Morais e a volta do volante Daniel Costa. O Rio Branco entra em campo com Walter; Ivan, Marco Antônio, Santiago e Ratinho; Léo Oliveira, Ramon, Bruninho, Emerson Balotelli e Rodriguinho; Felipe Capixaba. O Tricolor do Arruda vai a campo com Tiago Cardoso; Everton Sena, Néris, Danny Morais e Tiago Costa; Wellington Cézar, Dedé, João Paulo e Daniel Costa; Arthur e Bruno Moraes.

21h45 - Confiança-SE x Flamengo-RJ - Batistão, Aracaju (SE)

Comemorando o aniversário de Aracaju, que completa 161 anos na quinta-feira, o Confiança recebe o Flamengo, pelo primeiro jogo da Copa do Brasil. Promessa de casa cheia, já que os 15 mil ingressos foram vendidos. O time da casa pode ter a estreia do meia Kariri, apresentado na última segunda. Já o Rubro-Negro vai a campo com o time titular, para garantir o resultado e evitar o segundo jogo. O Confiança entra com Rafael Sandes, Caique, Valdo, Eron e Izaldo; Elielton, Hamilton, Wallace Pernambucano e Everton; Leandro Kível e Danilo Bala. O Flamengo começará a partida com Paulo Victor, Rodinei, Wallace, Juan e Jorge; Cuéllar, Willian Arão e Ederson; Marcelo Cirino, Emerson Sheik e Guerrero.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Mastercard GOL CIMED SEM TCL FIAT English Live Ultrafarma Technogym Statsports