Os caras da Copa do Brasil: Anderson Conceição, o xerife do Cuiabá

Os caras da Copa do Brasil: Anderson Conceição, o xerife do Cuiabá

Aos 31 anos, capitão do Dourado vive a expectativa de liderar a melhor temporada da história do clube mato-grossense.

Capitão do Cuiabá, Anderson Conceição é peça-chave para o sucesso do Dourado na temporada de 2020 Capitão do Cuiabá, Anderson Conceição é peça-chave para o sucesso do Dourado na temporada de 2020
Créditos: AssCom Dourado

Com o título da edição de 2019 da Copa Verde, o Cuiabá se credenciou automaticamente para as oitavas de final da Copa Continental do Brasil 2020 – fase nunca antes atingida pela equipe do Mato Grosso na competição. Portanto, quando a bola rolar contra o Botafogo no Estádio Nilton Santos nesta terça-feira (27), às 21h30, o elenco do Dourado entrará para a história do clube de pouco menos de 20 anos de existência. Apesar da marca significativa, o time auriverde vai em busca de voos ainda mais altos nesta temporada. E quem garante isso é Anderson Conceição, zagueiro e capitão da equipe.

Em entrevista exclusiva ao site da CBF, o xerife exaltou o ótimo desempenho apresentado em 2020 pela equipe – sobretudo na Série B do Campeonato Brasileiro – para justificar sua confiança em uma bela campanha do Dourado na Copa do Brasil. Às vésperas do confronto com o Glorioso, Anderson pregou pelo respeito ao adversário, mas também destacou que o Cuiabá chega para disputar a vaga nas quartas de igual para igual.

“Por a gente estar vivendo um momento bom na Série B e o Botafogo estar passando por uma fase difícil na Série A, acredito que vai ser um confronto em que as duas equipes têm condições de avançar. É claro que vamos respeitar o Botafogo, que é uma grande equipe. Mas a gente sabe que quando entra em campo ali, a coisa fica acirrada. Estaremos bem atentos no decorrer do jogo para fazer uma boa partida e buscar essa classificação, que seria histórica para o clube”, frisou Conceição.

Curiosamente, o Auriverde foi eliminado na última edição da Copa do Brasil justamente pelo Botafogo, na Segunda Fase. Com os caminhos cruzados mais uma vez em 2020, Anderson evita falar em ‘revanchismo’, mas admite que o recente histórico acrescenta um gostinho a mais para a disputa. O zagueiro também explicou da importância em avançar na competição do ponto de vista financeiro – o clube vencedor embolsa R$ 3,3 milhões.

“Com certeza (dá uma motivação a mais). Até porque estamos com uma equipe muito qualificada. Ano passado perdemos para o Botafogo (na Copa do Brasil), mas não acredito em clima de revanche não. Vamos pensar só nessa vaga nas quartas, até porque financeiramente, é muito bom para o clube. Até pela exposição também, porque caso consigamos uma classificação em cima de um gigante como o Botafogo, fatalmente vamos ter muita visibilidade A equipe do Cuiabá está vivendo um ano muito bom, principalmente na Série B, então seria muito importante para o clube continuar crescendo, principalmente para o caixa do clube também”, destacou o capitão do Dourado.

Temporada Histórica

Não é somente na Copa do Brasil que o Cuiabá pode fazer história. A temporada de 2020 tem tudo para entrar nos anais do clube. Atual 3º colocado no Campeonato Brasileiro Série B, a equipe mato-grossense briga diretamente por uma vaga inédita na elite do futebol brasileiro. De acordo com Anderson Conceição, o sucesso do time é fruto do trabalho liderado pelo técnico Marcelo Chamusca, à frente do Dourado desde outubro de 2019.

“Primeiramente, a permanência e excelência do treinador. A gente já tem a mentalidade e a continuidade do trabalho desde o ano passado com o professor Chamusca, que é muito competente e tem agregado muito ao clube. Fomos campeões da Copa Verde também com ele, a permanência dele no clube foi muito importante, porque ele pôde trazer jogadores a dedo para montar um elenco qualificado durante o ano e disputar a Série B. É uma competição muito difícil, é a minha sétima participação, tem gente que diz que esse ano está mais fácil, mas não está. Para mim, está sendo (a Série B) mais difícil que já joguei. Está sendo disputadíssima, muito nivelada. O grupo tem abraçado a ideia do treinador, vestido a camisa mesmo. Esse é um dos diferenciais do Cuiabá nessa temporada”, opinou o jogador de 31 anos.

Anderson com a taça da Copa Verde 2019, que rendeu a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil 2020 ao Cuiabá Anderson com a taça da Copa Verde 2019, que rendeu a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil 2020 ao Cuiabá
Créditos: AssCom Dourado

Do ponto de vista tático, o conjunto e a fluidez do Auriverde impressionam. Isso, logicamente, não seria possível sem uma defesa sólida. Xerife e referência na zaga, Anderson Conceição explica que o sistema defensivo do Cuiabá é composto por todos os jogadores, sem exceção, inclusive os atacantes. Esse em trabalho em conjunto, segundo o próprio, é o grande trunfo do time, que conta com uma média de menos de um gol sofrido por jogo na Série B.

“Para mim é muito bom (notar esse retrospecto positivo da defesa) por ser o zagueiro, liderar a equipe ali atrás, estar ajudando. Isso é fruto de muito trabalho e concentração. Nossa linha de defesa começa sempre no ataque, a gente sempre frisa isso. Com nossos atacantes ajudando lá na frente a gente vai conseguir ter uma defesa sólida, regular. O grande diferencial tem sido esse, nossos extremos ajudando muito nas laterais. Nossos atacantes fechando linha, bloqueando passe. Aí quando chega lá atrás, fica mais fácil de a gente conseguir segurar. Nossa principal qualidade é o conjunto”, analisou o zagueiro.

Vestir a braçadeira de capitão de uma equipe de futebol traz consigo uma série de responsabilidades dentro e fora de campo, mas também oferece o privilégio de levantar taças em eventuais conquistas. Esta cena de glória, inclusive, não sai do pensamento de Anderson Conceição. Por mais que o objetivo primário do Cuiabá seja disputar a Série A em 2021, o feito seria ainda mais abrilhantado com um possível título inédito da Série B. Atualmente, o Dourado ocupa a terceira colocação da competição, mas já chegou a liderar boa parte do torneio nacional.

“Cara, para falar a verdade, eu até brinco com a minha esposa em casa porque seria uma marca muito importante para mim. Poder levantar uma taça de um Campeonato Brasileiro da Série B, marcando história no clube. O Cuiabá é um lugar onde me sinto bem, seria maravilhoso eu ter a oportunidade de quem sabe, levantar esse título da Série B. Mas a gente sabe que o caminho é muito longo, conseguimos metade dos pontos que nos levam ao acesso (à Série A). Estamos trabalhando jogo a jogo, porque é muito difícil. Mas internamente, com minha esposa e família, eu sempre converso sobre isso (possibilidade de erguer a taça). Seria uma marca muito legal de alcançar, mas que só será cumprida se ganharmos os jogos primeiro. Estamos no caminho. Nossa equipe tem que estar muito forte para conseguir esse feito inédito para o clube que teria uma repercussão gigante para todo mundo”, concluiu.

 

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics