Cruzeiro e Palmeiras fazem final do coração pela Copa do Brasil Sub-20

Cruzeiro e Palmeiras fazem final do coração pela Copa do Brasil Sub-20

Duelo de Palestras no Independência será disputado às 21h30 (de Brasília) e terá campeão inédito. Verdão tem vantagem do empate por triunfo no confronto da ida

Primeiro jogo da final da Copa do Brasil Sub-20. Palmeiras x Cruzeiro Primeiro jogo da final da Copa do Brasil Sub-20. Palmeiras x Cruzeiro
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

O torcedor brasileiro ama a Copa do Brasil. O mata-mata garante fortes emoções e as arquibancadas enlouquecem com os desdobramentos cada vez mais imprevisíveis dos jogos. Na base não é diferente. Na noite desta quinta-feira (16), às 21h30 (de Brasília), Cruzeiro-MG e Palmeiras-SP escrevem o último capítulo da Copa do Brasil Sub-20 2019. Neste duelo de clubes que já foram chamados de Palestra Itália há outras coincidências: ambos não possuem o troféu da competição, que está em sua oitava edição, e prometem jogar com o coração em busca da conquista inédita. 

O jogo desta noite será disputado no Independência, em Belo Horizonte (MG). O Palmeiras levou a melhor na ida da decisão, vencendo por 2 a 1, e fica com o título em caso de um empate. Como não há gol qualificado, o Cruzeiro leva a decisão para os pênaltis com triunfo por um gol de diferença. O site da CBF conversou com os dois treinadores na véspera da decisão e ouviu sobre as estratégias traçadas. Por trabalharem com atletas jovens, se tratar de uma decisão e 90 90 minutos dela já terem sido disputados, os comandantes revelam a importância de trabalhar bem o lado emocional dos seus atletas. 

"Precisamos jogar com o mesmo espírito que entramos lá. O Cruzeiro é um time qualificado, o treinador encaixou bem o time durante a competição e não foi à toa que chegaram na final, assim como nós. Vai ser um jogo de detalhes, muito difícil, e vai envolver a questão emocional, de equilíbrio. O mais importante para um jogo como esse, quando se tem uma vantagem mínima, que é o nosso caso, é ter bastante equilíbrio emocional. É preciso ter um concentração muito grande para não se exceder, seja para menos ou para mais ", afirmou Wesley Carvalho, técnico do Palmeiras Sub-20.

 

Atual campeão do Brasileiro Sub-20, Palmeiras joga por um empate para garantir a Copa do Brasil Sub-20 2019 esta noite no Independência

 

A missão de Ricardo Resende é um pouco mais complicada. O treinador do Cruzeiro precisa que o time reverta uma desvantagem e mantenha a cabeça tranquila por conta deste fator. O profissional dá mostras sobre suas táticas para tentar buscar o êxito neste objetivo. 

"É uma final, né? O coração, a vontade de vencer... O jogador tem de ter um algo a mais. Fazer o seu melhor, se entregar ao máximo no jogo. Não é só a parte tática, a técnica. Tem de deixar o máximo dentro de campo. Fizemos uma campanha belíssima na Copa do Brasil para chegar até esta final, passando por grandes adversários, como Corinthians e Flamengo, e chegamos fortes para esta decisão. Estamos mobilizados e motivados e acreditamos que temos totais condições de vencer a equipe do Palmeiras e conquistar este grande título", declarou o comandante celeste.

 

Com grandes conquistas recentes na base, Cruzeiro busca virada no confronto de Palestras para garantir o título inédito em sua gloriosa história

 

Cruzeiro e Palmeiras são grandes potencias das categorias de base do futebol brasileiro. A Raposa foi campeã do Campeonato Brasileiro Sub-20 e da Supercopa do Brasil da categoria no ano de 2017. O Verdão, por sua vez, é o atual campeão brasileiro sub-20, título conquistado após largos triunfos sobre o Vitória na decisão do ano passado. 

Wesley Carvalho era o técnico do Palmeiras no título do ano passado e tem outras diversas conquistas ao longo da carreira como treinador de equipes de base. Conduzir mais um time até a decisão o enche de orgulho. 

"É uma sensação boa. É difícil ficar num alto nível de competitividade em um período grande. Nós estamos conseguindo fazer isso no Palmeiras e talvez seja por isso que estejamos em uma grande final do Brasil", acrescentou o comandante do Verdão.

Ricardo Resende também tem conquistas de expressão na base do futebol brasileiro. Em 2017, quando era o treinador da equipe sub-20 do Atlético-MG, conduziu o clube ao título da Copa do Brasil da categoria. Em busca de mais um, o primeiro nacional pelo Cruzeiro, ele conta com o fator casa na noite desta quinta-feira. 

"Estaremos diante do nosso torcedor. A expectativa é positiva para o jogo. Sabemos da qualidade da equipe do Palmeiras, será difícil, mas acredito que o gol marcado lá em São Paulo nos deu uma maior oportunidade de conquistar este título. Os atletas estão mobilizados e a gente espera fazer um grande jogo para conquistar este título inédito para o Cruzeiro", finalizou o técnico da Raposa. 

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser