Copa do Brasil Sub-17 começa nesta terça-feira com cinco partidas

Copa do Brasil Sub-17 começa nesta terça-feira com cinco partidas

A competição mais democrática do Brasil chega em sua versão adaptada à categoria com 32 equipes na Primeira Fase e valor estratégico para o calendário de base

Final da Copa do Brasil Sub-17 Palmeiras x Corinthians

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

É hora de cortar a faixa e inaugurar a edição 2018 da Copa do Brasil Sub-17. A competição mais democrática do Brasil chega em sua versão adaptada à categoria com 32 equipes na Primeira Fase. Serão 64 dias de disputa e um único objetivo em mente: o título do mata-mata mais emocionante das divisões de base do futebol brasileiro.

Na abertura da competição, marcada para esta terça-feira (2), cinco confrontos dão o tom da emoção esperada para a disputa do torneio. Campeões de edições anteriores, como Corinthians-SP e São Paulo-SP, fazem sua estreia nesta tarde. O Timão encara o Figueirense-SC no Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC), enquanto o Tricolor visita o Atlético-GO no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO). Complementam ainda a jornada inaugural da Copa do Brasil Sub-17 os duelos entre Londrina-PR e Flamengo no Estádio do Café, Coritiba-PR e Sport-PE no Couto Pereira e Bahia-BA e Atlético-PR no Estádio do Pituaçu. Todas os duelos têm apito inicial às 15h (de Brasília).

Manoel Flores destaca importância do torneio

Diretor de Competições da CBF, Manoel Flores acredita na importância estratégica da Copa do Brasil Sub-17 para o calendário de competições da entidade. Em entrevista ao site da CBF, o diretor destacou o crescimento em relevância do torneio nas últimas temporadas e definiu como principal objetivo da organização espelhar o ambiente de disputa encontrado em nível profissional.

– É uma competição que realizamos há alguns anos. A cada temporada ela cresce em importância, em especial por ser uma categoria que, até pouco tempo, carecia de um campeonato de âmbito nacional. A Sub-17 atrai muitos olhares pelo talento de jogadores em formação e o nosso papel é organizar a competição o mais próximo possível da disputa em nível profissional: viagens, jogar em grandes estádios, exposição na televisão… esperamos ver grandes jogadores despontarem e que ajudem seus respectivos clubes a ser fortalecerem – comentou Manoel Flores.

Detalhes do modelo de disputa

A seleção dos 32 clubes em disputa da Copa do Brasil Sub-17 foi definida de acordo com o Regulamento Específico da Competição (REC). Asseguraram participação as 20 equipes integrantes do Brasileirão Série A em 2017 e os 12 melhores colocados no Campeonato Brasileiro Série B na última temporada. Também em conformidade com o REC, os mandos de campo das partidas de volta da Primeira e Segunda Fase foram determinados pelo Ranking Nacional de Clubes da CBF. Assim, a equipe melhor posicionada garante o direito de decidir em casa. Para as etapas subsequentes, os mandos dos confrontos serão apontado por sorteio público, a serem realizados pela Diretoria de Competições da CBF a cada fase. 

Nesta Primeira Fase, as equipes se enfrentam em confrontos de ida e volta. Em caso de empate no placar agregado, a disputa será decidida por penalidades. Cabe ressaltar também que na fase inicial da Copa do Brasil Sub-17, caso o visitante vença a primeira partida por dois ou mais gols de diferença, o clube garante classificação automática para o estágio seguinte da competição sem necessidade da realização do segundo jogo. Além disso, assim como a Copa do Brasil e a disputa na categoria Sub-20, o torneio não emprega a regra do gol qualificado como critério de desempate em nenhuma fase da Copa do Brasil Sub-17.

Campeões anteriores

Na última edição, o Palmeiras se sagrou campeão pela primeira vez da Copa do Brasil Sub-17. Na grande decisão, o Verdão superou o arquirrival Corinthians na finalíssima em uma emocionante disputa de pênaltis. O Timão buscava o bicampeonato consecutivo depois de faturar o título em 2016, um feito ainda inédito na história do torneio. 

Confira abaixo todos os campeões da Copa do Brasil Sub-17:

2017 – Palmeiras-SP

2016 – Corinthians-SP

2015 – Vitória-BA

2014 – Atlético-MG

2013 – São Paulo-SP

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro NikeItaúVIVOGuaraná AntárticaMastercardGOLGrupo CIMEDSEMP TCLFIATUltrafarmaEnglish LiveTechnogymStatsports3 Corações