Títulos e participações: a história do Flamengo na Copa do Brasil

Títulos e participações: a história do Flamengo na Copa do Brasil

Conheça um pouco mais sobre a trajetória do Flamengo na Copa do Brasil

FLAMENGO CAMPEAO 2013 FLAMENGO CAMPEAO 2013
Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

Vivo na busca do tetra do torneio, o Rubro-Negro enfrentará o Corinthians nas semifinais da Copa do Brasil 2018. O Flamengo é o clube que mais chegou à finais na competição, terceiro na ordem de campeões da Copa do Brasil, e levantou a taça em três oportunidades, assim como Corinthians e Palmeiras.

Em 1990, na segunda edição da Copa do Brasil, o Flamengo foi o campeão pela primeira vez no torneio. E enfrentou o Goiás na final da competição. No primeiro jogo, o Flamengo conquistou a vitória por 1 a 0, no Municipal Juiz de Fora e o empate por 0 a 0 na segunda partida tornou o Fla vencedor naquele ano. A equipe campeã em 90 tinha a missão de suceder a geração brilhante que tinha Zico, Andrade, Adílio e Leandro e esse período marcava o início de uma nova era no clube da Gávea.

Somente 16 anos depois, o Rubro-Negro voltou a disputar a final e vencer o campeonato mais uma vez. Depois de 1990, o Flamengo chegou às semifinais em 95, 96 e 97, mas só se classificou para a final em 2006, quando venceu o Vasco no Maracanã, no Rio de Janeiro. No primeiro duelo, o Flamengo venceu por 2 a 0 e no segundo confronto, a vitória de 1 a 0 sobre o Cruz-Maltino tornou o clube da Gávea, Bicampeão da Copa do Brasil.

Em 2013, os flamenguistas levantaram a taça da Copa do Brasil pela última vez e conquistaram o título de Tricampeões. Com o melhor ataque do torneio, o Flamengo entrou em campo 14 vezes e fez 26 gols. Na final, empatou com o Atlético Paranaense em 1 a 1, na Vila Capanema, em Curitiba e o segundo confronto, no Maracanã, terminou 2 a 0 para o Flamengo, que levou a melhor e foi campeão. Esta foi a primeira grande decisão entre dois rubro-negros na história do futebol brasileiro e a sexta vez que o Flamengo chegou à uma final da Copa do Brasil.

Na campanha de 2018, o Flamengo se classificou para a semifinal da Copa do Brasil contra o Grêmio no Maracanã. Com a casa cheia, o empate de 1 a 1 no jogo de ida garantiu ao Fla vaga na próxima fase da competição. Quem abriu o placar no Maracanã foi Éverton Ribeiro que com assistência de Lucas Paquetá marcou na rede de Marcelo Grohe. No segundo tempo, o Rubro-Negro não arriscou contra-ataques e investiu em marcar o tricolor gaúcho. A vitória de 1 a 0 levou os flamenguistas para a semifinal contra o Timão. O primeiro jogo entre Flamengo e Corinthians será no Maracanã, Rio de Janeiro (RJ), nesta quarta-feira (12) e o segundo na Arena Corinthians, em São Paulo (SP), no dia 26 de setembro.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser