Sport, campeão da Copa do Brasil 2008

Sport, campeão da Copa do Brasil 2008

Com sete vitórias, dois empates e três derrotas, o Leão da Ilha conquistou o título inédito da Copa do Brasil em 2008

Sport campeão da Copa do Brasil 2008

Créditos: Divulgação / Sport Club do Recife

Foram 12 duelos e muita luta para o torcedor do Rubro-Negro Pernambucano poder finalmente soltar o grito de campeão na Copa do Brasil. O título inédito para o Sport Club do Recife veio no dia 11 de junho de 2008, na Ilha do Retiro, diante de sua torcida. O capitão Durval ergueu a taça da competição depois de uma vitória por 2 a 0 diante do Corinthians. A virada heróica contra o Timão, depois da derrota no primeiro no jogo por 3 a 1, simbolizava a trajetória guerreira do time pernambucano.

A caminhada do Sport começou fora de casa, com um empate por 2 a 2 diante do Imperatriz-MA. Após o tropeço inicial, a equipe nordestina engatou três vitórias consecutivas: no jogo de volta da Primeira Fase e nos dois confrontos contra o Brasiliense, na fase seguinte. Nas Oitavas de Final, o Leão passou pelo primeiro grande desafio na competição: eliminou o Palmeiras. Depois de empatar com o time paulista no Palestra Itália, o Rubro-Negro venceu Alviverde por 4 a 1 na Ilha do Retiro. No Beira-Rio, pelas Quartas de Final, veio o segundo revés: 1 a 0 para o Internacional. Precisando vencer para seguir vivo na briga pelo título, os pernambucanos fizeram o dever de casa e venceram os gaúchos por 3 a 1. 

Um dos momentos mais inesquecíveis da campanha aconteceu nas semifinais. Contra o Vasco, o Sport venceu a primeira partida por 2 a 0. No Rio de Janeiro, os cruzmaltinos reagiram e conquistaram a vitória pelo mesmo placar do jogo de ida. Decisão nas penalidades e todas as cobranças pernambucanas nas redes de São Januário. Na decisão, mais um grande desafio a ser construído: reverter em casa o placar de 3 a 1 aplicado pelo Corinthians no primeiro confronto. Com gols de Carlinhos Bala e Luciano Henrique, o Leão fez o que precisava para conquistar a taça da competição mais democrática do Brasil em 2008. 

Trajetória da conquista do Leão

PRIMEIRA FASE
27 de fevereiro - Imperatriz 2 x 2 Sport - Epifâneo d’Abadia
5 de março - Sport 4 x 1 Imperatriz - Ilha do Retiro

SEGUNDA FASE
2 de abril - Brasiliense 1 x 2 Sport - Boca do Jacaré
9 de abril - Sport 4 x 1 Brasiliense - Ilha do Retiro

OITAVAS DE FINAL
24 de abril - Palmeiras 0 x 0 Sport 0 - Palestra Itália
30 de abril - Sport 4 x 1 Palmeiras - Ilha do Retiro

QUARTAS DE FINAL
7 de maio - Internacional 1 x 0 Sport - Beira-Rio
14 de maio - Sport 3 x 1 Internacional - Ilha do Retiro

SEMIFINAL
21 de maio - Sport 2 x 0 Vasco - Ilha Retiro
28 de maio - Vasco 2 (4) x 0 (5) Sport - São Januário

FINAL
4 de junho - Corinthians 3 x 1 Sport - Morumbi
11 de junho - Sport 2 x 0 Corinthians - Ilha do Retiro

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro NikeItaúVIVOGuaraná AntárticaMastercardGOLGrupo CIMEDSEMP TCLFIATUltrafarmaEnglish LiveTechnogymStatsports3 Corações