Sob comandos de Maurício Barbieri, Goiás mantém 100% na temporada

Sob comandos de Maurício Barbieri, Goiás mantém 100% na temporada

Classificado à segunda fase da Copa do Brasil, Esmeraldino tem sete vitórias em sete jogos no ano. CBF conversou com o treinador do clube

Maurício Barbieri, técnico do Goiás

Créditos: Divulgação/Goiás EC

Com a vitória por 2 a 0 sobre o Sergipe-PE nesta quarta-feira (13), o Goiás não só avançou à segunda fase da Copa do Brasil, mas também reforçou uma marca positiva. Até o momento, o Esmeraldino é o único clube da elite do futebol nacional com aproveitamento perfeito no ano: somando confrontos do torneio nacional com o Campeonato Goiano, foram sete vitórias em sete duelos.

Na beira do gramado, é Maurício Barbieri quem assume a missão de comandar o Goiás - mas os resultados positivos ainda não refletem o status de preparação da equipe. Contratado em janeiro de 2019 como sucessor de Ney Franco, o treinador do Esmeraldino ainda vê a equipe goiana em processo de construção para a temporada.

Somado ao desafio de adaptar o Goiás a seu esquema de jogo, Barbieri ainda contou com a chegada de 13 reforços ao elenco para o ano de 2019: Sidão, Yago, Rafael Vaz, Marcelo Hermes, Loyola, Kevin, Geovane, Renatinho, Marlone, Marcinho, Leandro Barcia, Junior Brandão e Brenner.

Goiás vence o Grêmio Anápolis pelo Campeonato Goiano Sete jogos, sete vitórias: Goiás tem aproveitamento perfeito em 2019
Créditos: Divulgação Goiás EC

- Acho que, antes de qualquer coisa, é preciso entender que é uma equipe em processo de construção, independente dos números. São ótimos resultados, é o único time 100% do Brasil, se não me engano. Mas é um processo de construção. Os resultados positivos não dizem se o time está finalizado ou não. O que auxiliou (na adaptação) foi poder participar da escolha dos jogadores, porque você tem a possibilidade de selecionar o perfil que você acredita, atletas adequados e que estejam propensos a se adaptar - disse à reportagem da CBF.

Após a classificação do Goiás à segunda fase da Copa do Brasil, em que enfrentará o CRB, Maurício Barbieri destacou o regulamento do torneio na disputa eliminatória. Para o treinador, as cotas de premiação a cada fase servem como uma motivação extra para o Esmeraldino - a tabela completa de cotas pode ser vista no site da CBF.

- O Goiás hoje é um clube financeiramente saudável, um dos mais saudáveis do país, não tem dívidas. Por isso, a premiação não tem um peso extra para nós, é uma motivação. Vemos uma grande oportunidade na Copa do Brasil. O modelo de disputa favorece as equipes um pouco menores, de menor orçamento, que podem estar em melhor momento na eliminatória e passar de fase - completou.

Outros tópicos do bate-papo com Maurício Barbieri

- Conversas com Ney Franco, seu antecessor no Goiás, com quem se encontrou em cursos da CBF Academy: "De uma maneira geral, conversamos sobre a equipe, jogadores que tinham características para ter um bom desempenho nesse retorno à Série A. Foram algumas lacunas preenchidas. Falamos da organização do clube, cotidiano... Ele me ajudou bastante, fez com que eu ganhasse tempo."

- Retorno do Goiás à Série A após três anos: "A expectativa é mais que positiva. O Goiás é um clube que está acostumado à Série A, já fez algumas campanhas. A torcida e a direção têm expectativas por esse retorno! Vamos trabalhando, fazendo um bom ano sem esquecer que temos outros desafios anteriores, como o Goiano e a Copa do Brasil. Estamos focados na construção da equipe, sem perder o Campeonato Brasileiro de vista quando a hora chegar. 

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro NikeItaúVIVOGuaraná AntárticaMastercardGOLGrupo CIMEDSEMP TCLFIATUltrafarmaEnglish LiveTechnogymStatsports3 Corações