Santos, campeão da Copa do Brasil 2010

Santos, campeão da Copa do Brasil 2010

Meninos da Vila brilham e conquistam o título inédito para o Peixe na 22ª edição do torneio nacional. Relembre!

Santos campeão da Copa do Brasil 2010

Créditos: Ricardo Saibun/Santos

Liderado por Neymar, Ganso, Robinho e Cia, o Santos Futebol Clube conquistou o título inédito em 2010 e entrou para o grupo dos campeões da Copa do Brasil. Para levantar o troféu, o Peixe contou com um futebol ofensivo durante as 11 partidas. Ao todo, foram 39 gols marcados e 15 sofridos. O artilheiro do time na competição foi ninguém menos que Neymar. Com apenas 18 anos de idade, o menino da Vila liderou as estatísticas com 11 gols na sua conta. 

Na estreia, o Santos superou o Naviraiense por 1 a 0, mas não conseguiu evitar o jogo de volta. Na Vila Belmiro, o Peixe não perdoou, venceu por 10 a 0, mesmo placar da segunda maior goleada da história da Copa do Brasil aplicada pelo São Paulo em cima do Botafogo/PB no Morumbi, no ano de 2001. O maior placar da competição é Atlético-MG 11 x 0 Caiçara-PI, na edição de 91.

Na fase seguinte, o Santos eliminou o duelo de volta ao bater o Remo por 4 a 0 no Mangueirão. Na sequência, os meninos da Vila despacharam o Guarani ao golear por 8 a 1 na ida e perder por 3 a 2 no Brinco de Ouro. Pelo mesmo placar, o time santista saiu atrás no confronto com o Atlético/MG, mas reverteu a desvantagem ao vencer por 3 a 1 na Vila. Na semifinal, a história se repetiu e a classificação veio após a derrota por 4 a 3 para o Grêmio, em Porto Alegre, e o triunfo por 3 a 1 em casa.

Após a parada para a realização da Copa do Mundo em 2010, Santos e Vitória decidiram o título da Copa do Brasil. Com gols de Marquinhos e Neymar, o Peixe saiu na frente da disputa e levou uma boa vantagem para a grande final em Salvador. Mesmo com a derrota por 2 a 1 no Barradão, o time santista se sagrou campeão do torneio nacional pela primeira vez. 

Relembre a trajetória do campeão:

PRIMEIRA FASE

24 de fevereiro - Naviraiense/MS 0 x 1 Santos - Morenão
10 de março - Santos 10 x 0 Naviraiense/MS - Vila Belmiro

SEGUNDA FASE

18 de março - Remo 0 x 4 Santos - Mangueirão

OITAVAS DE FINAL

14 de abril - Santos 8 x 1 Guarani - Vila Belmiro
21 de abril - Guarani 3 x 2 Santos - Brinco de Ouro

QUARTAS DE FINAL

29 de abril - Atlético/MG 3 x 2 Santos - Mineirão
5 de maio - Santos 3 x 1 Atlético/MG - Vila Belmiro

SEMIFINAL

12 de maio - Grêmio 4 x 3 Santos - Olímpico
19 de maio - Santos 3 x 1 Grêmio - Vila Belmiro

FINAL

28 de julho - Santos 2 x 0 Vitória - Vila Belmiro
4 de agosto - Vitória 2 x 1 Santos - Barradão

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro