Santo André, o campeão da Copa do Brasil de 2004

Na 16ª edição da competição, o clube do ABC Paulista surpreendeu os outros 63 participantes e conquistou o inédito título da Copa do Brasil

Santo André campeão da Copa do Brasil

Créditos: site oficial do Santo André

Na 16ª edição da Copa do Brasil, em 2004, 64 times participaram da competição, que teve o Santo André como campeão inédito. Foram quatro vitórias, cinco empates e duas vitórias até o título. Os artilheiros da competição foram Alex Alves, do Botafogo, e Dauri de Amorim, do XV de Novembro, com oito gols cada. Pelo Santo André, o atacante Sandro Gaúcho foi o goleador da equipe, balançando as redes seis vezes. 

O Santo André iniciou sua participação no torneio na fase preliminar, vencendo o Novo Horizonte por 5 a 0, no Estádio Durval Ferreira Franco. Na segunda fase, venceu o Atlético Mineiro, no jogo de ida, por 3 a 0, em casa, e perdeu por 2 a 0, no Mineirão. Nas oitavas de final, enfrentou o Guarani e empatou nos dois jogos. No primeiro, 1 a 1, e no segundo, 0 a 0 – avançou devido ao critério de desempate de gols marcados fora. Pelas quartas de final, seu adversário foi o Palmeiras. No jogo de ida, empatou por 3 a 3, no Bruno Daniel. Na volta, empatou novamente mas dessa vez por 4 a 4, no Parque Antarctica. Diante do XV de Novembro, na semifinal, derrota por 3 a 4, no Pacaembu, e vitória por 3 a 1, no Olímpico. 

A grande final foi contra o Flamengo. Na primeira partida, um jogo emocionante. Jogando em casa, o torcedor ramalhino assistiu Roger abrir o placar para o Flamengo, aos 26 minutos do primeiro tempo. O time voltou empenhado para o segundo tempo e, logo aos seis minutos, empatou com Osmar. Oito minutos depois, o Ramalhão virou o placar. Mas, no final do jogo, Athirson empatou para o Rubro-Negro. O Flamengo jogaria a decisão em casa com a vantagem de dois gols feitos fora de casa. No entanto, no dia 30 de junho, no Maracanã, com um público de quase 72 mil pessoas, o Santo André venceu por 2 a 0, com gols de Sandro Gaúcho aos sete minutos, e Élvis, aos 22 do segundo tempo. O jogo acabou e o Santo André conquistou sua maior conquista nacional até hoje. 

Relembre a trajetória do campeão:

PRIMEIRA FASE

18 de fevereiro – Novo Horizonte 0 x 5 Santo André – Durval Franco

SEGUNDA FASE

24 de março – Santo André 3 x 0 Atlético-MG – Bruno Daniel

7 de abril – Atlético-MG 2 x 0 Santo André – Mineirão

OITAVAS DE FINAL

14 de abril – Guarani 1 x 1 Santo André – Brinco de Ouro

5 de maio – Santo André 0 x 0 Guarani – Bruno Daniel

QUARTAS DE FINAL

12 de maio – Santo André 3 x 3 Palmeiras – Bruno Daniel

20 de maio – Palmeiras 4 x 4 Santo André – Parque Antarctica

SEMIFINAL

26 de maio – Santo André 3 x 4 XV de Novembro – Pacaembu

9 de junho – XV de Novembro x Santo André – Olímpico

FINAL

23 de junho – Santo André 2 x 2 Flamengo – Parque Antarctica

30 de junho – Flamengo 0 x 2 Santo André – Maracanã

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro