Santa Cruz e Náutico inauguram rivalidade na Copa do Brasil

Santa Cruz e Náutico inauguram rivalidade na Copa do Brasil

Clássico das Emoções terá sua primeira disputa no torneio nacional nesta quarta-feira (20), que ainda terá outros três jogos. Empate leva aos pênaltis

Náutico e Santa Cruz duelam pela quarta rodada da Copa do Nordeste, nos Aflitos

Créditos: Rodrigo Baltar / Santa Cruz FC

Uma das maiores rivalidades do país terá um novo capítulo nesta quarta-feira - o primeiro na história da Copa do Brasil. Às 21h30 (horário de Brasília), Santa Cruz e Náutico duelam no Arruda de olho em vaga na terceira fase da competição nacional.

Vale lembrar que o regulamento da segunda fase não é igual ao da primeira. Se na fase inicial o empate favorecia os visitantes, nesta rodada um placar igualitário leva a disputa aos pênaltis - e a história da Copa do Brasil é repleta de zebras!

Após a realização do Conselho Técnico da Série C 2019, Constantino Júnior enalteceu o clássico pernambucano à reportagem da CBF. O presidente do Santa Cruz mostrou que torce pela classificação diante do tradicional rival nesta quarta-feira, visando dar sequência à trajetória tricolor em uma competição de peso como a Copa do Brasil.

- Uma expectativa gigante, é um clássico local, um adversário histórico o Náutico. A gente tem se preparado bem e espera fazer jus, fazer uma bela partida, buscar essa classificação que é importante e buscar esse recurso (financeiro) pro Santa Cruz. Então acho que dentro de pouco tempo a gente vai estar, quem sabe, comemorando a classificação. Mas é fruto de muita batalha, então a gente tem que fazer isso - analisou Constantino.

Há seis jogos sem perder, o Náutico chega com a moral elevada para o confronto. O treinador Márcio Goiano destacou o aumento na confiança dos jogadores do Timbu pela série invicta e garantiu ter estudado bem os rivais corais em preparação para a Copa do Brasil.

- Nos últimos seis jogos a equipe vem pontuando, e isso é bom para a confiança dos jogadores. Já temos a leitura do adversário. (Agora) é se preparar para fazer uma grande partida - disse Márcio.

Este será o segundo Clássico das Emoções na temporada 2019. Em duelo válido pela quarta rodada da Copa do Nordeste, Náutico e Santa Cruz por 2 a 2 no Estádio dos Aflitos. Jorge Henrique e Vitão (contra) balançaram a rede pelo Timbu; Pipico marcou os dois gols tricolores.

Reviravoltas?
O Santa Cruz jogará com a força de sua torcida no Arruda, mas terá que superar um tabu: os corais não vencem um Clássico das Emoções há sete jogos. A última vitória tricolor sobre o Náutico foi no dia 6 de maio de 2017, há quase dois anos, pelo Campeonato Pernambucano. Desde então, foram cinco empates e dois triunfos do Timbu.

Todavia, em disputas mata-mata, o Náutico saiu prejudicado no retrospecto mais recente. No século XXI, foram oito Clássicos das Emoções eliminatórios com cinco vitórias do Timbu - mas os últimos três encontros resultaram em triunfos do Santa Cruz.

Premiação em jogo

Tanto Santa Cruz quanto Náutico estão no grupo 3 de cotas da Copa do Brasil. Por isso, um eventual avanço à terceira fase valerá R$1,45 milhão aos cofres dos clubes - a motivação extra até mesmo gerou a alcunha de “Clássico do Milhão”. A tabela de cotas completa está disponível para consulta no site da CBF.

O trio de arbitragem da partida no Arruda será composto pelo árbitro Flavio Rodrigues de Souza, além dos assistentes Alex Ang RIbero e Vitor Carmona Metestaine. Todos são de São Paulo.

Cruzeiro é campeão da Copa do Brasil 2018 na Arena Corinthians Jogos desta quarta-feira valem vaga na terceira fase da Copa do Brasil
Créditos: Lívia Villas-Boas Staff Images

Clássico das Emoções já teve briga por vaga na Copa do Brasil

Essa é a primeira vez que os clubes vão se encontrar no torneio nacional, mas a Copa do Brasil já tinha marcado presença na história da rivalidade há 20 anos. Em 1999, a Federação Pernambucana de Futebol conseguiu uma terceira vaga - então inédita - para times do estado no torneio nacional.

Com Sport e Porto já classificados por serem campeão e vice do Pernambucano de 1998, a disputa pela terceira vaga na Copa ficou entre Santa Cruz e Náutico. Por ser um estádio neutro para corais e timbus, a Ilha do Retiro foi escolhida como palco do clássico.

No placar, vitória simples do Santa Cruz: Baiano fez o gol tricolor aos 25 minutos e ainda viu a bola desviar em Léo Rachid antes de atingir as redes. Já na Copa do Brasil de fato, os corais caíram já na primeira fase, eliminados pelo Treze-PB.

O caminho até aqui

Antes de se cruzarem na Copa do Brasil, Santa Cruz e Náutico tiveram que despachar adversários na primeira fase do torneio. Os corais avançaram na competição após vitória sobre o Sinop-MT por 2 a 1. O Timbu, por outro lado, se classificou com a vantagem do empate após 1 a 1 com o Imperatriz-MA.

Demais jogos da noite

Também nesta quarta-feira, Luverdense-MT e Figueirense-SC inauguram a noite na Copa do Brasil; o duelo será às 19h15 (horário de Brasília), no Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde (MT). A partida terá transmissão do SporTV.

Já às 21h30 (horário de Brasília), mesmo horário de Santa Cruz x Náutico, o Corinthians-SP recebe o Avenida-RS na Arena Corinthians. Em Cariacica, no Estádio Kleber Andrade, o Serra-ES mede forças com o Vasco da Gama-RJ. Ambos os jogos serão transmitidos pela TV Globo.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro NikeItaúVIVOGuaraná AntárticaMastercardGOLGrupo CIMEDSEMP TCLFIATUltrafarmaEnglish LiveTechnogymStatsports3 Corações