Cria da base, Alerrandro desponta como promessa no Atlético-MG

Cria da base, Alerrandro desponta como promessa no Atlético-MG

Atacante de 19 anos foi promovido ao elenco profissional em 2018 e recebeu elogios até do ídolo Reinaldo. Galo encara o Santos nesta quarta, pela Copa do Brasil

Cria da base, Alerrandro desponta como promessa no Atlético-MG Cria da base, Alerrandro desponta como promessa no Atlético-MG
Créditos: Pedro Vale/AGIF

Um ano pode mudar muita coisa. No dia 12 de março de 2018, um nervoso Alerrandro fazia sua estreia como titular no Atlético-MG em confronto contra o Tombense. Pouco mais de um ano depois, o jovem de 19 anos foi artilheiro do clube no Campeonato Mineiro e já provou - até mesmo a nomes como Reinaldo e Ricardo Oliveira - que tem potencial de sobra. Nesta quarta (15), em confronto contra o Santos pelas oitavas da Copa do Brasil, às 21h30, Alerrandro pode ser um dos trunfos do Galo em busca pela classificação.

O duelo desta quarta-feira, no entanto, não será a primeira aparição do jovem na Copa do Brasil. Na temporada passada, Alerrandro já esteve em campo no torneio nacional: no empate com o Ferroviário-CE, na quarta fase, o camisa 44 deu assistências para os dois gols do Atlético-MG. O atacante chegou a ser relacionado em outros confrontos do Galo, mas permaneceu no banco.

Destaque desde a base

A trajetória de Alerrandro no Atlético-MG começou há cinco anos, em 2014, quando o jovem passou a integrar o plantel sub-15 do clube mineiro. De lá para cá, foram quase 100 jogos nas categorias de base do Galo e algumas convocações à Seleção Brasileira - em 2017, o atacante esteve presente no grupo da Canarinho campeão do Sul-Americano Sub-17.

Promovido ao profissional em 2018, Alerrandro já balançou as redes dez vezes em 2019 e, aos poucos, deixa seus marcos pessoais na história do Atlético-MG. No encerramento da fase de grupos da Libertadores, o camisa 44 marcou os dois gols do Atlético-MG na vitória sobre o Zamora por 2 a 1, resultado que garantiu os mineiros na disputa da Sul-Americana. Ao balançar as redes, Alerrandro tornou-se o mais jovem jogador a marcar pelo Galo na competição, superando o atacante Carlos.

Até o momento, Alerrandro acumula 25 jogos com a camisa do Atlético-MG. A maior parte das atuações se deu em 2019, temporada em que concentra 13 jogos - até o momento - e todos os dez gols do atacante pelo Galo.

Veja mais: Confira a tabela completa da Copa do Brasil 2019

Cria da base, Alerrandro desponta como promessa no Atlético-MG Alvo de comparações com Ricardo Oliveira, Alerrandro já marcou dez gols em 2019
Créditos: Marcelo Alvarenga/AGIF

Tutela de Ricardo Oliveira e comparações no Atlético-MG

Quando chega à Cidade do Galo, Alerrandro tem a chance de ter como mentor Ricardo Oliveira, um dos grandes centroavantes do futebol brasileiro - e experiência ao Pastor não falta. Afinal, quando a jovem promessa nasceu em 2000, o atual camisa 9 do Atlético-MG já atuava como profissional, na Portuguesa-SP.

- Faz parte da história do futebol brasileiro revelar jogadores com essa característica. Fico feliz por ver que ele está fazendo gol, é centroavante, se posiciona bem, tem o faro do gol. E está crescendo na carreira. Fico feliz porque me dá a certeza que o campo fértil continua produzindo. Precisamos de bons profissionais, que tenham o olho clínico e que entendam que esse cara não pode morrer no futebol brasileiro. Pra mim é uma alegria ver tudo que ele está fazendo. Mérito dele - elogiou Ricardo Oliveira.

As comparações entre Alerrandro e Ricardo Oliveira também não são incomuns. Maior artilheiro e um dos grandes ídolos da história do Atlético-MG, Reinaldo já revelou acompanhar de perto o camisa 44 e ainda apontou algumas semelhanças do jovem com o Pastor.

- Alerrandro é um menino bom. É bastante dedicado, atencioso. Centroavante tem um ofício. É o cara que sabe fazer gol. Ele aprendeu esse ofício. Agora é só ele dar essa manutenção. Se dedicar cada vez mais para fazer gols. (Alerrandro e Ricardo Oliveira) são dois centroavantes que sabem fazer gols. A diferença é só a idade - disse Reinaldo.

Fator casa é trunfo para o Atlético-MG nesta Copa do Brasil

Na busca pela vantagem nas oitavas da Copa do Brasil, o Atlético-MG ainda conta com uma motivação extra: a Arena Independência. Desde a reinauguração do estádio, em abril de 2012, o Atlético-MG disputou 217 jogos no Horto. O retrospecto é mais que positivo: até o momento, foram 144 vitórias, 45 empates e 28 derrotas.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics