Corinthians, o campeão da Copa do Brasil de 2002

Corinthians, o campeão da Copa do Brasil de 2002

Em 2002, o Corinthians derrotou o Brasiliense para conquistar a Copa do Brasil pela segunda vez em sua história!

Arte Copa do Brasil Masculino 2015

Créditos: MoWA Sports

A Copa do Brasil de 2002 contou com 64 equipes inscritas na briga pelo título da competição. Iniciada ainda em janeiro daquele ano, foram disputados 115 partidas até a coroação do campeão: o Corinthians. Vice-campeão no ano anterior, o time comandado pelo tetracampeão Carlos Alberto Parreira encarou na finalíssima o Brasiliense, clube recém-fundado e que, com menos de dois anos de existência, já chegava a uma decisão nacional. Na campanha do título de 2002, Deivid, atacante do Corinthians, se sagrou artilheiro da competição com 13 gols em 11 jogos disputados e contribuiu diretamente para a segunda conquista da história do Alvinegro.

Na primeira fase, o Timão enfrentou o River Plate-PI. Na partida de ida, vitória por 2 a 1 fora de casa. A equipe fechou a classificação no Pacaembu com outro triunfo, dessa vez por 2 a 0. Na segunda fase, o Corinthians encarou o Americano-RJ no Godofredo Cruz, em Campos (RJ), e goleou os donos da casa por 6 a 2, avançando às oitavas do torneio sem precisar da partida de volta. Na fase seguinte, o Corinthians teve pela frente seu primeiro clássico nacional contra o Cruzeiro-MG. No Morumbi, um empate em 2 a 2 na primeira partida. Na volta, o Corinthians de Parreira surpreendeu os mineiros em pleno Mineirão e venceu por 3 a 2, garantindo a vaga na próxima fase da Copa do Brasil. Nas quartas de finais, o Timão enfrentou o Paraná-PR. Venceu a ida por 3 a 1 no Pacaembu e foi derrotado no jogo de volta por 1 a 0 no Pinheirão, mas passou pelo placar agregado. Nas semis, o Corinthians derrotou o rival São Paulo em dois confrontos no Morumbi. Na primeira partida, venceu por 2 a 0 e perdeu o jogo da volta por 2 a 1, alcançando a terceira final de sua história – segunda consecutiva – no placar agregado.

Na grande decisão, o Corinthians enfrentou o Brasiliense, um clube fundado há menos de dois anos e que havia eliminado equipes de muita tradição no caminho para disputar sua primeira decisão nacional. A primeira partida da final foi disputada no Morumbi, diante de mais de 65 mil torcedores. O Corinthians venceu o duelo por 2 a 1, com dois gols do atacante Deivid, em jogo equilibrado em que o placar só foi alterado na etapa final. O confronto de volta foi disputado na Boca do Jacaré e teve altas doses de emoção para o torcedor corintiano. O Jacaré saiu na frente, ainda na primeira etapa, com gol de Wellington Dias. O resultado dava o título a equipe brasiliense. Mas a vocação do artilheiro falou mais alto. Deivid, depois de cruzamento da esquerda, se colocou entre os zagueiros e testou a bola para o funda da rede. O empate por 1 a 1 se manteve até o apito final, e o Corinthians se sagrou bicampeão da Copa do Brasil.

Confira a campanha do Timão no título da Copa do Brasil de 2001:

PRIMEIRA FASE

06/02 – River Plate-PI 1 x 2 Corinthians-SP – Albertão, Teresina (PI)

13/02 – Corinthians 2 x 0 River Plate-PI – Pacaembu, São Paulo (SP)

SEGUNDA FASE

20/02 – Americano-RJ 2 x 6 Corinthians – Godofredo Cruz, Campos dos Goytacazes (RJ)

OITAVAS

13/03 – Corinthians 2 x 2 Cruzeiro-MG – Morumbi, São Paulo (SP)

03/04 – Cruzeiro-MG 2 x 3 Corinthians – Mineirão, Belo Horizonte (MG)

QUARTAS

10/04– Corinthians 3 x 1 Paraná-PR – Pacaembu, São Paulo (SP)

17/04 – Paraná-PR 1 x 0 Corinthians – Pinheirão, Curitiba (PR)

SEMIFINAL

24/04 – São Paulo-SP 0 x 2 Corinthians – Morumbi, São Paulo (SP)

01/05 – Corinthians 1 x 2 São Paulo-SP – Morumbi, São Paulo (SP)

FINAL

08/05 – Corinthians 2 x 1 Brasiliense-DF – Morumbi, São Paulo (SP)

15/05 – Brasiliense-DF 1 x 1 Corinthians – Boca do Jacaré, Taguatinga (DF)

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro NikeItaúVIVOGuaraná AntárticaMastercardGOLGrupo CIMEDSEMP TCLFIATUltrafarmaEnglish LiveTechnogymStatsports3 Corações