Copa do Brasil: Campinense e Botafogo reeditam primeiro jogo do Amigão

Copa do Brasil: Campinense e Botafogo reeditam primeiro jogo do Amigão

Estádio Amigão foi inaugurado com o amistoso entre as equipes. Pela Copa do Brasil, é a primeira vez que vão se encontrar. A quarta-feira (13) tem mais 18 jogos

Estádio Governador Ernani Sátyro, o popular Amigão. O palco localizado em Campina Grande, na Paraíba, é um dos grandes palcos do estado para os jogos de futebol. E você lembra qual foi a primeira partida da história do estádio? No dia 8 de março de 1975, o Campinense recebeu o Botafogo para um amistoso de inauguração. Na ocasião, o confronto terminou empatado por 0 a 0. Agora, 44 anos depois, as duas equipes reeditam o jogo de abertura do Amigão pela Copa do Brasil, às 21h30 (Horário de Brasília). Pela competição mais democrática do país, será a primeira vez que paraibanos e cariocas se encontram. A super quarta-feira (13) ainda conta com mais 18 jogos. 

Campinense 0 x 0 Botafogo - Primeiro jogo do Estádio Amigão, em Campina Grande Campinense 0 x 0 Botafogo - Primeiro jogo do Estádio Amigão, em Campina Grande
Créditos: Reprodução

Glorioso tenta apagar campanha ruim de 2018

O Botafogo começa sua 26ª participação na Copa do Brasil tentando apagar a eliminação precoce da última edição. No ano passado, o Alvinegro foi eliminado na primeira fase para a Aparecidense, perdendo por 2 a 1. O time carioca espera tirar esse jogo como lição para não repetir o feito. Se quiser avançar de fase logo mais, precisa ao menos de um empate. O técnico Zé Ricardo, no entanto, frisou que a equipe precisa entrar em campo para vencer e não jogar com o regulamento debaixo do braço.

"O principal aprendizado é entrar em campo super ligado, buscando vencer a partida e não aceitando o regulamento que nos dá o empate nessa primeira fase. Temos que buscar a vitória para não depender disso. Claro que o Campinense sabe disso e precisamos estar na mesma rotação da equipe deles em todos os aspectos", destacou o treinador.

Depois de duas vitórias seguidas, o Botafogo também busca manter a boa sequência após um início de ano ruim. O Glorioso venceu o Boavista por 3 a 0, pela Taça Guanabara, e o Defensa y Justicia-ARG por 1 a 0, pela Sul-Americana. Portanto, conseguir a classificação logo mais é essencial para o clube carioca esquecer o passado e confirmar o bom momento no presente. No entanto, a missão não será nada fácil e o técnico Zé Ricardo sabe disso.

"Não serão essas duas vitórias que nos tirarão da nossa concentração e sabedoria para saber que necessitaremos continuar evoluindo. Eles venceram o clássico contra o Treze e certamente contarão com a presença forte da torcida. Sabemos das dificuldades, vimos alguns jogos dessa primeira rodada e percebemos que muitas equipes grandes estão tendo dificuldade para jogar. Nosso objetivo é grande, principalmente falando de Copa do Brasil", completou o treinador. 

Campinense busca manter o bom início de ano

Jogando com apoio de sua torcida, o time paraibano vai para sua décima participação na Copa do Brasil. Diferente do seu adversário de logo mais, o Campinense tem retrospecto modesto no torneio. São apenas 19 jogos disputados e nunca passou da segunda fase. Em 2019, a Raposa busca surpreender e fazer história na competição. Para isso, pode se apoiar em um confronto contra uma outra equipe carioca, que aconteceu 14 anos atrás. No dia 16 de fevereiro de 2005, no Amigão, o Campinense venceu o Fluminense por 1 a 0. Esse mesmo resultado logo mais é o suficiente para classificação.

Em 2019, a Raposa já disputou cinco partidas pelo Campeonato Estadual, sendo três vitórias, um empate e apenas uma derrota. São sete gols marcados e três sofridos. No último jogo, no clássico contra o Treze, a equipe conquistou um grande resultado e venceu por 1 a 0. É com a moral elevada que o Campinense espera fazer bonito diante do Botafogo. A última participação da equipe paraibana na Copa do Brasil aconteceu em 2017, quando acabou eliminada para a Ponte Preta. A melhor campanha da Raposa na competição foi em 2013, quando foi eliminado pelo Flamengo na segunda fase. 

Rodada dupla no Acre também é atração pela Copa do Brasil

A rodada desta quarta-feira (13) da Copa do Brasil também reservou uma atração a parte: o Acre receberá uma rodada dupla. Primeiro, às 20h30 (Horário de Brasília), o Galvez recebe o ABC-RN. Depois, às 23h30 (Horário de Brasília), o Bahia encara o Rio Branco. As duas partidas serão disputadas na Arena da Floresta. A equipe potiguar e o Tricolor de Aço vão realizar as maiores viagens nessa etapa da competição. 

Confira abaixo todos os 19 jogos desta quarta-feira (13) de Copa do Brasil.

1) Bragantino-PA x Asa-AL - Estádio Diogão - 16h30

2) Brasiliense-DF x CRB-AL - Boca do Jacaré - 16h30

3) São José-RS x Chapecoense-SC - Passo D'Areia - 19h

4) São Raimundo-PA x Criciúma-SC - Estádio Colosso do Tapajós - 20h

5) Real Desportivo-RO x Avaí-SC - Estádio Valerião - 20h30

6) Sergipe-SE x Goiás-GO - Batistão - 20h30

7) Boavista-RJ x Figueirense-SC - Estádio Elcyr Resende - 20h30

8) Galvez-AC x ABC-RN - Arena da Floresta - 20h30

9) Avenida-RS x Guarani-SP - Estádio Eucaliptos - 20h30

10) Brusque-SC x Atlético-GO - Estádio Augusto Bauer - 20h30

11) Serra-ES x Remo-PA - Robertão - 20h30 

12) Operário-MS x Botafogo-PB - Morenão - 21h30

13) Tombense-MG x Sport-PE - Estádio Antonio Guimarães de Almeida - 21h30

14) Ypiranga-AP x Cuiabá-MT - Zerão - 21h30

15) São Raimundo-RR x América-MG - Estádio Roberto Marinho - 21h30

16) Campinense-PB x Botafogo-RJ - Estádio Amigão - 21h30

17) Moto Club-MA x Vitória-BA - Castelão - 22h15

18) Manaus-AM x Vila Nova-GO - Estádio Ismael Benigno - 22h30

19) Rio Branco-AC x Bahia-BA - Arena da Floresta - 23h30 

*Todos os jogos no Horário de Brasília

 

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics