Por adequação ao calendário, final da Copa do Brasil será em setembro

Por adequação ao calendário, final da Copa do Brasil será em setembro

Com o 1º jogo marcado para o dia 4 e o 2º para o dia 11 de setembro, equipes não terão mais de conciliar a reta final do Brasileirão com a decisão da Copa

Sorteio da Copa do Brasil 2019 Sorteio da Copa do Brasil 2019
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

A Copa do Brasil 2019 apresenta uma novidade nesta 31ª edição. A competição mais democrática do país terá seus jogos de ida e volta da grande decisão em período diferente com relação aos anos anteriores: no mês de setembro. O objetivo da medida é trazer uma adequação ao calendário, garantindo uma melhoria aos clubes participantes.

Com o primeiro jogo marcado para o dia 4 e o segundo para o dia 11, as equipes não precisarão mais conciliar a reta final do Campeonato Brasileiro com a final da Copa do Brasil. O diretor de competições da CBF, Manoel Flores, explica a decisão da entidade pela mudança. 

– Foi uma mudança estratégica por conta da reta final das competições. A CBF entendeu que ao recuar as finais para setembro aliviaríamos a reta final do volume de decisões que a gente geralmente tem entre o final de novembro e o começo de dezembro. Estamos convictos de que com isso conseguiremos ter uma reta final de forma mais aliviada e mais amena para os clubes. E com essa medida nós privilegiaremos também a final da Copa do Brasil, garantindo que ela tenha uma atenção total e plena – declarou Manoel Flores. 

A Copa do Brasil completa 30 anos nesta temporada e segue mais democrática do que nunca. Dividida em oito fases, a competição conta com 91 clubes ao todo, com envolvimento de times e torcidas de todas as cinco regiões e dos 27 estados do país. São três décadas de histórias que reforçam o encanto do fã de futebol pelo torneio, que cresceu nos últimos anos e, atualmente, distribui as maiores premiações do cenário sul-americano e nacional. 

De acordo com o seu desempenho por fase, as equipes podem garantir cotas milionárias e mudar o patamar do seu orçamento. O grande campeão, por exemplo, fatura mais de R$50 milhões. River-PI e Fluminense abrem a Copa do Brasil 2019 nesta terça-feira (5), no Estádio Albertão, em Teresina, às 21h30 (de Brasília). Caberá ao Tricolor carioca, melhor ranqueado no quadro de clubes da CBF, o desafio de, em jogo único, fora de casa, tentar a vitória ou o empate para se classificar para a segunda fase, que não dará a vantagem do empate para nenhum clube. Resultado igual após o apito final, disputa de pênaltis.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics