Copa do Brasil 2019: critérios para o sorteio de duelos da 1ª Fase

Copa do Brasil 2019: critérios para o sorteio de duelos da 1ª Fase

Competição mais democrática do calendário define confrontos de sua primeira etapa em sorteio nesta quinta (13); Mandos da segunda fase também serão conhecidos

Sorteio da Copa do Brasil  - Imagem para destaque de capa

A Copa do Brasil 2019 começa a se desenhar nesta próxima quinta-feira (13) com o sorteio dos duelos da primeira fase da competição, prevista para começar no dia 6 de fevereiro. A competição mais democrática do calendário nacional envolve 80 equipes neste primeiro momento, já que 11 equipes ingressam diretamente na quarta fase (oitavas de final). 

No sorteio desta quinta, os 80 clubes participantes são ordenados em função da sua posição no Ranking Nacional de Clubes (RNC) e são divididos em oito grupos de 10 clubes cada, identificados de A a H (como apresentado nas tabelas abaixo). Caso dois ou mais clubes tenham o mesmo posicionamento no RNC, considera-se o Ranking Nacional de Federações (RNF) para efeito de ordenação. 

Em cada grupo, os times são ordenados em função da sua posição no RNC, e tal posicionamento determinará a sequência do sorteio. Os dez clubes melhores ranqueados - excluídos os já classificados para a 4ª fase - farão parte do Grupo A, os dez seguintes do Grupo B, os próximos dez do Grupo C, e assim sucessivamente até se formar o Grupo H. 

O sorteio para definição do posicionamento de cada clube no Diagrama de Fases obedecerá a seguinte sequência de grupos: A, B, C, D, H, G, F e por último o grupo E. Os confrontos entre clubes dos grupos serão: A x E, B x F, C x G e D x H.

Um pote com 10 bolas numeradas de 1 a 10 definirá em qual das 10 chaves do Diagrama da Competição cada clube se posicionará. Após o sorteio dos oito grupos, conheceremos os confrontos da Primeira Fase da Copa do Brasil 2019.

Mandos de campo da segunda fase

Tendo em vista que as duas primeiras fases serão disputadas em partidas únicas, vale ressaltar que na primeira fase o mando de campo pertencerá ao clube de posicionamento inferior no RNC de 2019 entre os dois competidores em cada confronto; na segunda fase o mando de campo será definido através de sorteio, sendo que esta definição acontecerá já neste sorteio da primeira fase, com o eventual vencedor de cada grupo da Fase 1 já sabendo previamente através do Diagrama das Fases se atuará como mandante ou como visitante na etapa seguinte.

Os confrontos da quinta-fase ( oitavas de final) serão conhecidos por meio de novo sorteio. 

Composição dos grupos com seus respectivos clubes:

Grupo A Grupo B Grupo C Grupo D
Santos-SP
Corinthians-SP
Chapecoense-SC
Botafogo-RJ
Fluminense-RJ
Vasco da Gama-RJ
Bahia-BA
Sport-PE
Vitória-BA
Ponte Preta-SP
América-MG
Coritiba-PR
Avaí-SC
Figueirense-SC
Ceará-CE
Goiás-GO
Atlético-GO
Paraná-PR
Santa Cruz-PE
Criciúma-SC
Luverdense-MT
Juventude-RS
CRB-AL
Vila Nova-GO
Londrina-PR
Náutico-PE
Oeste-SP
Joinville-SC
Boa Esporte-MG
Brasil-RS
ABC-RN
Guarani-SP
CSA-AL
Botafogo-PB
Cuiabá-MT
Tupi-MG
América-RN
ASA-AL
Remo-PA
Ypiranga-RS

 

Grupo E Grupo F Grupo G Grupo H
Tombense-MG
Moto Club-MA
Rio Branco-AC
Juazeirense-BA
Campinense-PB
Aparecidense-GO
River-PI
Ferroviário-CE
Altos-PI
São José-RS
URT-MG
Brusque-SC
Itabaiana-SE
Central-PE
Sinop-MT
Boa Vista-RJ
São Raimundo-PA
Sergipe-SE
São Raimundo-RR
Real Desportivo-RO
Imperatriz-MA
Atlético Cearense-CE
Brasiliense-DF
Tubarão-SC
Manaus-AM
Corumbaense-MS
Foz-PR
Palmas- TO
Fast Club-AM
Americano-RJ
Mixto-MT
Galvez-AC
Votuporaguense-SP
Avenida-RS
Bragantino-PA
Santa Cruz-RN
Sobradinho-DF
Operário-MS
Serra-ES
Ypiranga-AP

 

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro