Árbitro de vídeo: Corinthians recebe palestra da CBF

Árbitro de vídeo: Corinthians recebe palestra da CBF

Jogadores e comissão técnica receberam equipe da CBF no centro de treinamento. Encontro tirou dúvidas sobre lances e aplicação da tecnologia na arbitragem

A partida entre Corinthians e Chapecoense às 21h45 desta quarta-feira (01) terá o recurso do árbitro de vídeo (VAR). É o jogo de ida das Quartas de Final da Copa do Brasil 2018 e será disputado na Arena Corinthians, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo. Nesta terça (31), a CBF esteve no Centro de Treinamento Joaquim Grava para esclarecer todas as dúvidas de jogadores e comissão técnica do clube paulista sobre o uso da tecnologia no auxílio à equipe de arbitragem.

O grupo concentrado no CT assistiu a uma palestra do coordenador do Árbitro de Vídeo no Brasil, Sérgio Corrêa, e do instrutor de arbitragem, Gilberto Corrale. A exposição durou cerca de 40 minutos, mas a permanência dos especialistas passou de 1h porque os atletas aproveitaram para fazer diversas perguntas. Muitos tinham dúvidas em relação à sequência do jogo depois de um lance duvidoso que estiver sendo analisado na sala do VAR.

— Quando ocorre um lance duvidoso na área, que pode ser a favor do time A, o VAR analisa o replay e, em caso de penalidade, avisa ao árbitro de campo. Se tiver acontecido um gol do time B na sequência, este é invalidado e parte-se para a cobrança do pênalti. O que acontece depois do momento revisado acaba sendo anulado, menos em casos disciplinares. Se houve um lance que está sendo analisado e, na sequência, uma agressão com cartão vermelho, esta punição é mantida, mesmo que o árbitro volte à origem da jogada para marcar o pênalti com o uso do VAR — explicou Sérgio.

Além dos jogadores, o encontro organizado pela Comissão de Arbitragem da CBF contou com a participação de dirigentes e integrantes da comissão técnica, como o gerente de Futebol, Alessandro Nunes, o técnico Osmar Loss e o auxiliar Dyego Coelho. A Chapecoense abriu mão da palestra porque grande parte do elenco, segundo o clube, assistiu às apresentações da CBF às vésperas da Final do Campeonato Catarinense deste ano, que também contou com a tecnologia do árbitro de vídeo.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Mastercard GOL CIMED SEM TCL FIAT English Live Ultrafarma Technogym Statsports