O término da 17ª rodada do Brasileirão da Série B confirmou que a emoção do campeonato não vai se restringir à corrida pelo acesso, mas também pela luta contra o rebaixamento. O Z4 da competição mostra o lanterna com 17 pontos e os próximos três times com 18, mesma pontuação do primeiro fora da zona. A depender da combinação de resultados, uma vitória pode levar do inferno ao céu, ainda que momentaneamente.
A dança das cadeiras está em voga na Série B. O nivelamento na competição é tanto que a diferença do Amazonas, 20º colocado com 17 pontos, para o primeiro time do G4, Chapecoense, é de apenas nove pontos. Se o recorte for na parte debaixo da tabela, o que se vê é a busca ponto a ponto por uma situação melhor.
Volta Redonda: virada histórica em casa: 3 a 2 no Athletico-PRCréditos: Divulgação / Volta Redonda
Com um ponto a mais que o lanterna, os outros três times da zona tem uma campanha quase idêntica: Ferroviária (17º), Volta Redonda (18º) e Botafogo-SP (19º) somam quatro vitórias, seis empates, sete derrotas e os mesmos 18 pontos, separados pelo saldo de gols (-4, -6 e -8, respectivamente), primeiro critério de desempate do regulamento.
O Paysandu, que saiu da zona para a 16ª posição após a expressiva vitória de 5 a 2 sobre o Coritiba, tem a mesma pontuação, mas saldo de -3. Nem tão perto, tampouco tão distante, estão Operário (15º, com 19 pontos) e América-MG (14º, com 20). O Athletic, que segurou a lanterna da competição por várias rodadas, engatou uma sequência positiva e agora é o 13º, com tem três pontos de vantagem em relação ao Z4.
Liderança - Com os resultados da rodada, o Goiás está em primeiro (36 pontos), seguido pelo Coritiba (33), Novorizontino (31), Chapecoense (26). O Remo, também com 26 pontos, está na quinta posição.