Seminário de Operações das Séries A e B

Seminário de Operações das Séries A e B

CBF realiza Seminário de Operações para introduzir os protocolos e os métodos utilizados nas partidas das Série A e B do Brasileirão deste ano

A CBF realizou, na tarde desta quinta-feira (4), o Seminário de Operações do Brasileirão 2017 para as Séries A e B. O diretor de Competições da CBF, Manoel Flores, e o gerente de Competições, Gustavo Pessôa, comandaram o seminário, que introduziu os protocolos e os fundamentos da operação dos jogos, e apresentou novidades para os dois campeonatos. Estiveram presentes representantes de clubes que disputarão as competições este ano,da imprensa e das Federações envolvidas. Manoel Flores destacou a relevância de unir todos esses atores do futebol brasileiro para discutir as operações da partida.

– É muito importante a gente poder colocar todo mundo que faz acontecer a Série A e a Série B em um ambiente, para poder discutir as questões que enfrentam no dia a dia nas operações de jogo. O evento é para o bem do produto, do Campeonato Brasileiro. A gente quer que o valor desse produto cresça, se fortaleça, e que isso resulte em qualidade do espetáculo e ganho financeiro para os clubes – afirmou.

Será iniciada uma nova etapa do Projeto Gramados, iniciada no Brasileirão do ano passado. Com investimento da CBF, gramados dos estádios da Série C terão dimensões padronizadas em 105 x 68 metros. A entidade também comandou um estudo sobre a capacidade de iluminação em cada um dos estádios das Séries A, B e C, identificando o que precisa ser feito para que atinjam os 2.500 lux estabelecidos pela FIFA como padrão ideal para um jogo de futebol. As avaliações e análises de todos os estádios serão entregues a todos os clubes. 

O projeto também terá um cuidado maior com a qualidade dos gramados em 2017. Para isso, a Diretoria de Competições está atenta aos eventos estranhos ao futebol. Após cada evento desse tipo em um estádio da Série A e B (shows, lutas, concertos, etc), a CBF irá avaliar a qualidade do gramado e determinar se ele está apto a receber um jogo do Brasileirão.  A ideia é preservar a integridade dos jogadores, bem como as condições ideais para a prática do futebol e a manutenção de um padrão de qualidade para o campeonato.

Para Gustavo Pessôa, uma boa novidade é a implementação do sistema de credenciamento integralmente na web, diferentemente do que vinha sendo realizado no último ano, e com a incorporação da Série B.

– Conseguimos implementar o credenciamento de imprensa 100% na web, via um único sistema, com uma organização muito melhor. Dessa vez, a Série B também está contemplada por esse sistema  – analisou.

Outro destaque do seminário foi a apresentação do Relatório de Delegado de Jogo, que começará a ser feito na Série A do Brasileirão como algo obrigatório e público. O objetivo deste relatório é identificar os fatores extra-campo que não conseguem ser relatados pela equipe de arbitragem na súmula da partida, como por exemplo situações na arquibancada, em relação ao Estatuto do Torcedor, em um projeto alinhado com o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Desta forma, estará registrada qualquer informação importante que acontecer, visando à parte organizacional e disciplinar da partida.

O gerente de marketing do Coritiba, Juliano Beletti destacou a iniciativa da CBF em ouvir os interessados na operação dos jogos.

– É fato que para quem direciona uma competição é bem complicado. Mas é melhor se for feito com o apoio dos interessados. A CBF faz esse tipo de seminário para dizer o que vai ser executado, mas também para ouvir opiniões. O mais interessante é que todos estão dispostos a ajudar a CBF, e ela também está disposta a ajudar os clubes para que o espetáculo seja melhor, para os clubes e para os torcedores.

O Brasileirão começa na próxima semana. Enquanto a Série B terá seu pontapé inicial no dia 12 de maio, a Série A se inicia no dia 13, com um duelo entre Flamengo e Atlético-MG. Confira toda a tabela.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro NikeItaúVIVOGuaraná AntárticaMastercardGOLGrupo CIMEDSEMP TCLFIATUltrafarmaEnglish LiveTechnogymStatsports3 Corações