Clubes que alcançaram o acesso em 2016

Clubes que alcançaram o acesso em 2016

Atlético-GO, Avaí, Vasco e Bahia retornam à Série A nos lugares de Inter, Figueirense, Santa Cruz e América-MG que disputarão a Série B em 2017

Campeões de 2016

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

A temporada 2016 reservou grandes alegrias aos torcedores de Atlético-GO, Boa Esporte-MG e Volta Redonda, campeões das Séries B, C e D do Brasileiro, respectivamente. Além dos vencedores, outras nove equipes também comemoraram ao fim do ano com o acesso garantido. Relembre o "sobe e desce" das quatro divisões do Campeonato Brasileiro 2016. Veja as mudanças para 2017:

Série A
Desceram: Internacional, Figueirense, Santa Cruz e América-MG

Recém-chegados à Série A, Santa Cruz e América-MG não conseguiram se manter na elite do futebol brasileiro e retornarão à Série B. Junto com a dupla, o Figueirense também não escapou da degola. Apesar da luta até a última rodada, o Internacional acabou sofrendo o primeiro rebaixamento da história do clube. 

Série B
Subiram: Atlético-GO, Avaí, Vasco e Bahia
Desceram: Joinville, Tupi-MG, Bragantino e Sampaio Corrêa

Com a campanha mais regular da Série B, o Atlético-GO assumiu a liderança na reta final da competição e garantiu o título com 76 pontos. Na vice-liderança, o Avaí somou 66 pontos e garantiu o acesso com uma rodada de antecedência. Por fim, Vasco (65) e Bahia (63) carimbaram o passaporte para a Série A na última rodada. 

Série C
Subiram: Boa Esporte-MG, Guarani, Juventude e ABC-RN
Desceram: América-RN, River-PI, Portuguesa e Guaratinguetá

Pela Série C, o campeão Boa Esporte-MG assegurou o acesso junto com Guarani, Juventude e ABC-RN. O time abecedista foi o único representante do Grupo A que subiu para a Série B. Líderes do Grupo B protagonizaram a final com o time mineiro levando a melhor para cima do Bugre. 

Série D
Subiram: Volta Redonda, CSA-AL, Moto Club-MA e São Bento-SP

De forma invicta, o Volta Redonda se sagrou campeão da Série D e chega com moral para a disputa da Série C. Vice-campeão, o CSA também garantiu o acesso junto com Moto Club e São Bento.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro NikeItaúVIVOGuaraná AntárticaMastercardGOLGrupo CIMEDSEMP TCLFIATUltrafarmaEnglish LiveTechnogymStatsports3 Corações