Futebol Brasileiro

Brasileirão Feminino A1: Tudo que você precisa da competição; abertura será neste sábado

Primeiros confrontos acontecem neste sábado (22), a partir das 16h

Assessoria CBF
21/03/2025 - 21h24
Atualizado há 5 meses
Compartilhe:

Logo do Brasileirão Feminino 2025Créditos: Divulgação/CBF

Neste sábado (22), começa a competição mais aguardada no calendário brasileiro de futebol feminino. O Brasileirão Feminino A1 promete fortes emoções e duelos com disputas acirradas. Confira todas as informações que você precisa saber antes do início da competição:

FORMATO E EQUIPES

Todos os 16 times participantes se enfrentam na fase de grupos. As oito equipes com melhor pontuação avançam para as quartas de final, que é decidida em confrontos de ida e volta, assim como a semifinal e a final.

Disputam o Brasileirão Feminino A1 o América-MG, Bahia, Corinthians, Cruzeiro, Ferroviária, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Instituto 3b, Internacional, Juventude, Palmeiras, Real Brasília, Red Bull Bragantino, São Paulo e Sport

São Paulo e Ferroviária se enfrentaram na semifinal do Brasileirão Feminino 2024Créditos: Staff Images/CBF

JOGOS DA PRIMEIRA RODADA

O pontapé inicial da competição acontecerá em duas partidas simultâneas. Às 16h deste sábado (22), o Juventude recebe o América-MG na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS). Já o Internacional joga contra o Bahia, no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre (RS). Às 21h, o duelo será entre Palmeiras e Red Bull Bragantino na Arena Barueri, em Barueri (SP).

O domingo (23) também será recheado de jogos. A Ferroviária enfrenta o Sport às 16h, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP). Às 18h, a Arena da Amazônia, em Manaus (AM), será palco do confronto entre Instituto 3B e Fluminense. O último duelo do dia será entre Cruzeiro e Grêmio, às 18h30, no Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG).

As duas partidas restantes da primeira rodada serão realizadas na segunda-feira (24). O Real Brasília recebe o Corinthians no Valmir Campelo Bezerra, no Gama (DF), às 19h. Flamengo e São Paulo se enfrentam às 21h30, no Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ).

Fluminense e Bragantino em duelo pelo Brasileirão A1 2024Créditos: Staff Images/CBF

COTAS RECORDES

A CBF anunciou aumento de 20% no valor das cotas destinadas aos 16 clubes participantes. A inflação acumulada no último ano é de 4,96%, segundo o IBGE.

TRANSMISSÃO

A TV Globo, SporTV e TV Brasil vão transmitir os jogos da competição em todas as fases.

Bahia foi campeão do Brasileiro A2 em duelo contra o Instituto 3B. As duas equipes agora integram a elite do futebol brasileiro femininoCréditos: Paulo Leal / FBF

NOVOS PROTOCOLOS

A competição adotará o protocolo Antirracista implementado pela Fifa. O procedimento de três etapas criou um gesto global contra o racismo no futebol. Consiste em cruzar os braços em forma de X para denunciar um ato de cunho racista e pode ser sinalizado por árbitros, jogadores ou oficiais da competição. Atletas e oficiais devem comunicar ao árbitro por meio do gesto.

O combate ao racismo e a qualquer tipo de discriminação é uma das prioridades da CBF, a primeira confederação a implementar punição desportiva em seu Regulamento Geral de Competições para casos de racismo.

Nike Flight 2025, bola oficial do Brasileirão Feminino A1Créditos: Joilson Marconne/CBF

O Protocolo de Concussão da CBF também será adotado no Brasileiro A1. O protocolo estabelece uma substituição extra caso um jogador sofra uma concussão devido a um choque na cabeça. Se necessário, o médico da equipe, que é o único responsável por diagnosticar a lesão, deverá informar a arbitragem utilizando um cartão vermelho.

A substituição extra prevista no protocolo só pode ser utilizada uma vez por cada time que está em campo. O atleta substituído deverá ficar afastado pelo período mínimo de 5 dias a partir do momento do traumatismo craniano.

VAR

A CBF vai custear toda a arbitragem e colocará o VAR em todas as partidas a partir das quartas de final da competição.

Arbitragem feminina também é destaque no Brasileirão A1Créditos: Staff Images/CBF

CONFIRA OS DETALHES DOS PRIMEIROS JOGOS:

Sábado | 22 de março

Juventude x América-MG - 16h - Montanha dos Vinhedos, Bento Gonçalves (RS)

Internacional x Bahia - 16h - Sesc Protásio Alves, Porto Alegre (RS)

Palmeiras x Red Bull Bragantino - 21h - Arena Barueri, Barueri (SP) | Transmissão ao vivo na TV Brasil

Domingo | 23 de março

Ferroviária x Sport - 16h - Arena Fonte Luminosa, Araraquara (SP)

Instituto 3B x Fluminense - 18h - Arena da Amazônia, Manaus (AM)

Cruzeiro x Grêmio - 18h30 - Castor Cifuentes, Nova Lima (MG) | Transmissão ao vivo na TV Brasil

Segunda-feira | 24 de março

Real Brasília x Corinthians - 19h - Valmir Campelo Bezerra, Gama (DF) | Transmissão ao vivo no SporTV

Flamengo x São Paulo - 21h30 - Luso Brasileiro, Rio de Janeiro (RJ) | Transmissão ao vivo no SporTV

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.