Raio X: Confira a trajetória do Flamengo até a final do Brasileirão Sub-20

Raio X: Confira a trajetória do Flamengo até a final do Brasileirão Sub-20

Rubro-Negro carioca se sagrou campeão em 2019 e terminou em terceiro lugar em 2022

Raio X: Confira a trajetória do Flamengo até a final do Brasileirão Sub-20 Raio X: Confira a trajetória do Flamengo até a final do Brasileirão Sub-20
Créditos: Gilvan de Souza/CRF

O Flamengo chega à final do Brasileirão Sub-20 com o objetivo de levantar a taça pela segunda vez. O Rubro-Negro carioca foi campeão em 2019 diante do Palmeiras, adversário desta edição, e participa das semifinais há cinco temporadas - terminou na terceira posição em 2018 e 2022 e em quarto colocado em 2020 e 2021.

Com a proximidade da final, que acontecerá em 7 de setembro, uma quinta-feira, o site da CBF apresenta a caminhada do Flamengo rumo à decisão do campeonato.

Flamengo foi o líder do Grupo A com 21 pontos Flamengo foi o líder do Grupo A com 21 pontos
Créditos: Gilvan de Souza/CRF

Liderança na fase de grupos


Das nove partidas disputadas na primeira fase, o Flamengo venceu sete e saiu derrotado de dois jogos. Mas a trajetória do clube não começou da forma esperada, com a goleada sofrida para o Corinthians por 4 a 0 na primeira rodada. Depois, o Mengão embalou cinco vitórias seguidas até a derrota para o Internacional, último revés do time na competição.

Com 77% de aproveitamento, o clube comandado pelo treinador Mário Jorge conquistou 21 pontos e terminou como líder do Grupo A, seguido de Corinthians, Internacional e Botafogo.

Confronto de rubro-negros na segunda fase


Quarto colocado do Grupo B, o Athletico Paranaense foi o rival do Flamengo na segunda fase e abriu o confronto em casa, com uma vitória de 2 a 1 no CAT do Cajú, em Curitiba (PR). O gol dos cariocas foi marcado por Rodrigo aos 52 minutos da etapa final e deu sobrevida à equipe.

Na partida de volta, disputada no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), o Mengão goleou por 4 a 1, com os tentos de Werton, Lorran, Pedrinho e Petterson.

Flamengo enfrentou o Athletico Paranaense pela segunda fase do Brasileirão Sub-20 Flamengo enfrentou o Athletico Paranaense pela segunda fase do Brasileirão Sub-20
Créditos: Gilvan de Souza/CRF

Santos x Flamengo nas semifinais


Aos dois minutos de jogo, o Santos abriu o placar com Miguel. Mas o Flamengo não se abateu e, no segundo tempo, conseguiu a virada com Lorran e Pedrinho. A vitória por 2 a 1 foi alcançada no Bruno José Daniel, em Santo André (SP).

Dessa vez, o Estádio da Gávea, no Rio de Janeiro (RJ), foi o palco da partida que levou o Rubro-Negro à decisão do Brasileirão Sub-20. A equipe chegou ao triunfo por meio dos pés de Petterson (duas vezes) e Werton. Gabriel descontou para o Santos. 

Com a classificação, o Flamengo se garantiu na final contra o Palmeiras.

Flamengo e Santos decidem o primeiro classificado para a final do Brasileirão Sub-20 Flamengo eliminou o Santos para chegar à final do campeonato
Créditos: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Artilheiros 


Até a decisão, a equipe teve Petterson como principal goleador que marcou sete gols, sendo quatro na primeira fase e três no mata-mata. Ele está em segundo lugar na briga pela artilharia, atrás de Weslley, do Santos, com nove.

Ryan Luka também balançou a rede quatro vezes, além de Lorran, Werton e Pedrinho, que são responsáveis por três tentos cada.

Final contra o Palmeiras


A decisão do Brasileirão Sub-20 será disputada no dia 7 de setembro, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), no Rio de Janeiro, às 11 horas.

Do outro lado, o Flamengo enfrentará o Palmeiras, atual campeão que está em busca do tricampeonato da competição. A equipe alviverde conta com dois atacantes, que estão em busca do prêmio de goleador do campeonato: Kevin e Daniel, que marcaram seis vezes cada.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics