Manoel Flores celebra novo formato do Brasileiro Sub-20

Manoel Flores celebra novo formato do Brasileiro Sub-20

Diretor de Competições da CBF destacou sucesso do modelo implementado e calendário extenso para jovens do futebol brasileiro

Flamengo x Palmeiras pela final do Campeonato Brasileiro Sub-20 Flamengo x Palmeiras pela final do Campeonato Brasileiro Sub-20
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Mais de 200 jogos, um novo formato e um campeonato encerrado em grande estilo. O Campeonato Brasileiro Sub-20 foi um sucesso. Essa é a avaliação do Diretor de Competições da CBF, Manoel Flores, sobre a competição, que assumiu um novo modelo de disputa neste ano. Após a decisão entre Flamengo e Palmeiras, no último domingo, ele destacou o passo importante que foi dado em 2019.

- O campeonato é inacreditável. Quando se trata do Brasileiro Sub-20, foi o primeiro ano em novo formato, com um volume tremendo de jogo. Isso era uma demanda antiga da base, conseguir proporcionar jogos de alto nível, estádios de alto nível, e ter mais quantidade de jogo - avaliou.

O Brasileiro Sub-20 é a competição de base com mais partidas no calendário nacional. Tem quase o dobro de jogos em comparação com o Brasileiro Sub-17, segundo colocado neste ranking. Além dos dois, há outras seis competições envolvendo o futebol de base no Brasil. O ano ainda será completo com a final da Supercopa Sub-20, em dezembro, com a disputa de dois jogos entre Flamengo e Palmeiras. No próximo ano, o calendário prevê o mesmo número de campeonatos disputados.

Na final do último domingo, Fla e Palmeiras fizeram mais uma decisão nacional entre os dois na base. Enquanto o Palmeiras ganhou a Copa do Brasil Sub-17 e Sub-20, o Flamengo foi campeão dos Brasileiros sub-17 e Sub-20. Resultados que refletem o trabalho feito por eles nas categorias de base.

- É fruto do trabalho sério que Flamengo e Palmeiras estão fazendo. Tem muitos clubes seguindo modelos semelhantes de gestão e organização. Exemplos como Flamengo, Palmeiras, entre outros, são fundamentais para o futuro do futebol brasileiro atingir a demanda pela primeira vez. Foi um campeonato extenso, do jeito que a base sempre demandou, coroado com uma final inacreditável com duas equipes que estão fazendo muita diferença.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Itaú VIVO Guaraná Antártica Mastercard GOL CIMED Semp TCL FIAT 3 Corações Techno GYM STAT Sports