Em Cariacica, Flamengo e Palmeiras disputam final do Brasileiro Sub-20

Em Cariacica, Flamengo e Palmeiras disputam final do Brasileiro Sub-20

Rubro-negro tem chance de unificar títulos brasileiros entre base e profissional, enquanto Palmeiras pode garantir domínio absoluto na categoria sub-20

Primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro Sub-20, no Pacaembu Primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro Sub-20, no Pacaembu
Créditos: Alexandre Schneider/CBF

Dois confrontos entre Flamengo e Palmeiras agitam o domingo de futebol. Em São Paulo, os rivais se enfrentam pela Série A do Brasileirão, em jogo sem muitas consequências para a tabela do campeonato. Não dá para dizer o mesmo do duelo que será disputado no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, que vale o Brasileiro Sub-20.

A bola rola às 14h para a final, com transmissão ao vivo da Band, do Sportv e do MyCujoo. O jogo de ida foi na última quinta-feira e deu Palmeiras: vitória por 1 a 0 no Pacaembu, com gol de Gabriel Silva. Com o resultado, o Alviverde tem a vantagem de jogar por um empate para garantir o título. Qualquer vitória por um gol do Flamengo leva a decisão para a disputa por pênaltis.

Apesar de valer muito por si só, o Brasileiro Sub-20 ainda pode significar para as temporadas de Palmeiras e Flamengo. O Rubro-negro já venceu as outras duas categorias do Campeonato Brasileiro. Consagrou-se campeão brasileiro sub-17 e profissional. Caso conquiste também o sub-20, seria o primeiro clube a conquistar a trinca do Brasileirão (o sub-17 foi criado em 2019).

Já o Palmeiras tenta fazer valer sua hegemonia na categoria. No início do ano, o Alviverde se sagrou campeão da Copa do Brasil Sub-20. Atual campeão do Brasileiro Sub-20, o Palmeiras pode garantir a unificação dos dois títulos nacionais da categoria neste domingo.

De quebra, este duelo definirá o destino da Supercopa do Brasil Sub-20 de 2019. Caso o Flamengo seja campeão brasileiro, o Rubro-negro volta a enfrentar o Palmeiras em dois jogos, para definir o supercampeão da temporada e o time que representará o Brasil na Taça Libertadores da América Sub-20, no ano que vem. O confronto repetiria o chaveamento da Supercopa do Brasil Sub-17, que também está sendo disputada por Fla e Verdão. 

Em caso de título do Palmeiras, por sua vez, não haverá necessidade de disputa da Supercopa Sub-20, uma vez que o Alviverde seria o campeão dos dois torneios do ano. O clube, consequentemente, herdaria automaticamente a vaga para a Libertadores Sub-20.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Itaú VIVO Guaraná Antártica Mastercard GOL CIMED Semp TCL FIAT 3 Corações Techno GYM STAT Sports