Brasileirão Sub-20 começa nesta quarta-feira

Brasileirão Sub-20 começa nesta quarta-feira

Uma das nove competições que conta com financiamento do Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA 2014™, a disputa vai para sua sexta edição em 2020.

Começa nesta quarta-feira (23) o Brasileirão Sub-20 desta temporada. Uma das nove competições que conta com financiamento do Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA 2014™, a disputa vai para sua sexta edição. O formato segue o de 2019: todos os 20 clubes se enfrentam na primeira fase, com 19 rodadas, e os oito melhores classificados na tabela passam para as quartas de final. Daí em diante é mata mata, com jogos de ida e volta, até a definição do campeão.

Além do Brasileirão Sub-20, também contam com financiamento do Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA 2014 o Brasileirão Feminino A1, A2 e Sub-18, o Brasileirão Masculino Sub-17, as Copas do Brasil Masculinas Sub-17 e Sub-20, além das Supercopas Masculinas Sub-17 e Sub-20. Destas, apenas a primeira divisão feminina está em andamento, tendo retornado em agosto após a paralização por conta da pandemia do coronavírus. O Brasileirão Sub-17 e o Feminino A2, que chegaram a iniciar ainda em março, recomeçam em outubro. Todos estes torneios foram mantidos e serão disputados até fevereiro de 2021.

Outro projeto financiado pelo Fundo de Legado Copa do Mundo FIFA 2014, o Gol do Brasil não parou suas atividades durante a pandemia. Ação social da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) voltada para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade, o Gol do Brasil se adaptou ao cenário e encontrou maneiras de se manter em contato virtual com os integrantes do projeto. Uma das medidas foi usar o Conselho de Craques da CBF. Foram enviados vídeos com falas de Juninho Paulista, Cafu, Pretinha, Michael Jackson e Careca. Antes, ainda no primeiro semestre, formalizou acordo com a UNESCO para avaliação dos impactos regionais do Gol do Brasil, além de inaugurar a Unidade Recife.

FIFA e CBF seguem em contato constante para a execução dos projetos relacionados a esta parceria. Em dezembro está prevista uma reunião entre as equipes responsáveis pelo Fundo de Legado das duas entidades. Serão abordados temas relacionados às competições e também o Gol do Brasil, além de um balanço do andamento dos Centros de Desenvolvimento. Na reunião realizada em julho foi apresentado o projeto executivo das construções. Elas vão contar com 20 mil metros quadrados de área, campo com dimensões oficiais, prédio administrativo, estacionamento e vestiários.

O grupo de trabalho que se formou em torno do Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 conta com a liderança de Jair Bertoni, Diretor de Associações-Membro (Américas) da FIFA, por parte da entidade internacional, e com André Megale (Diretor de Governança e Conformidade da CBF) e Ricardo Bretas (Gerente de Desenvolvimento da CBF) pela CBF. 

 

Sobre Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA 2014

O Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA tem como objetivo fomentar a prática futebolística nos países que sediam a principal competição da modalidade no mundo. No Brasil, que recebeu o Mundial em 2014, esta verba é utilizada em três diferentes áreas de atuação: Alto Rendimento, Desenvolvimento e Social. Até o fim da parceria entre FIFA e CBF serão disponibilizados US$ 100 milhões para investimentos em solo brasileiro.

Alto Rendimento

São nove as competições organizadas pela CBF que contam com recursos do Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA 2014: Brasileirão Feminino A1, A2 e Sub-18, além do Campeonato Brasileiro Masculino Sub-20 e Sub-17, as Copas do Brasil Sub-20 e Sub-17 e também as Supercopas Sub-20 e Sub-17. A realização destes torneios é fundamental para o calendário de equipes femininas e das categorias de base masculinas. Ao todo são 738 jogos realizados anualmente por meio deste investimento, com 100% deles transmitidos ao vivo em TV, plataformas de streaming ou redes sociais.

Ainda no alto rendimento, o Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA financia o Simpósio Médico de Educação Continuada, voltado para profissionais que atuam no Departamento Médico dos clubes brasileiros. O congresso é realizado anualmente.

Social

Em parceria com a CBF Social, o Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA 2014 é responsável por financiar parte do projeto Gol do Brasil, que atenderá mais de 18 mil crianças até 2022. A ação, que iniciou em 2019, chegará aos 26 estados do país e também ao Distrito Federal. Meninos e meninas entre 6 e 17 anos têm aulas de futebol, cidadania, respeito às diferenças e responsabilidade social. O objetivo é usar o futebol para contribuir na formação integral de cidadãos.

Desenvolvimento

Em 2014, 11 dos 26 estados e mais o Distrito Federal receberam jogos da Copa do Mundo da FIFA. Com o Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA 2014, os outros 15 que não foram sede do Mundial receberão Centros de Desenvolvimento do Futebol. São estruturas físicas que contam com campos de grama natural, vestiários e prédio administrativo totalmente equipado. Como o próprio nome já diz, é um espaço para jovens desenvolverem suas habilidades e evoluírem com acompanhamento de profissionais. Estes locais visam contribuir na transição entre os contatos iniciais com o futebol e o alto rendimento, auxiliando na preparação de jovens atletas que sonham um dia em se tornar profissionais da área.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser