Técnico da Raposa vê equilíbrio

Técnico da Raposa vê equilíbrio

Em entrevista ao site da CBF, Emerson Ávila, treinador da equipe Sub-20 do Cruzeiro, projeta confrontos disputados pelas finais do Brasileiro Sub-20

Emerson Ávila, treinador Cruzeiro Sub-20 Emerson Ávila, treinador Cruzeiro Sub-20
Créditos: Cruzeiro Esporte Clube/Divulgação

Nesta quinta-feira (12), o primeiro passo rumo ao inédito título do Campeonato Brasileiro Sub-20 será dado por um dos finalistas. O Cruzeiro recebe o Coritiba no Independência, em Belo Horizonte (MG), pelo confronto de ida da grande decisão da competição. Será a primeira participação de ambas equipes na finalíssima do torneio.

Com grande tradição na formação de jovens valores para o futebol nacional, a disputa promete ser intensa em cada palmo do campo. Em entrevista para o site da CBF, Emerson Ávila, treinador da equipe sub-20 do Cruzeiro, comentou sobre a expectativa para as duas partidas decisivas e espera um enorme equilíbrio na luta pelo título.

­– A expectativa é a melhor possível. Chegar até aqui não foi fácil, tanto para nós quanto para o Coritiba. É um torneio muito difícil: grandes times, formadores de atletas de base já ficaram pelo caminho. Serão dois jogos extremamente disputados. O Coritiba tem uma grande equipe e mostrou isso na competição. Eles são um conjunto muito maduro, com jogadores de último ano, e muito bem treinado pelo Sandro. Tenho certeza que serão dois grandes jogos – resumiu o comandante celeste.

Para Emerson Ávila, o início da garotada da Raposa no Brasileiro Sub-20 foi bastante irregular. Para o treinador, as dificuldades da Primeira Fase de disputa do torneio foram um valioso aprendizado para o grupo. A classificação heroica entre os oito melhores foi o ponto inicial da subida do Cruzeiro na competição.

– A equipe ganhou muita confiança e os meninos passaram a se sentir melhor após a Primeira Fase. Sem dúvida nenhuma, o que aconteceu na etapa inicial foi muito importante porque nos deu motivação e entusiasmo. Além disso, nos trouxe a convicção de que o futebol deles evoluiu ao longo do ano e, especialmente, dentro da competição. E fez com que eles, individualmente e como equipe, se desenvolvessem, no sentido de acreditar que poderíamos alcançar um resultado ainda maior – declarou Ávila.

Decisão fora de casa

Para o treinador, a importância do título brasileiro está nítida na cabeça de seus comandados. Apesar de o objetivo principal estar centrado na formação de atletas, o treinador não esconde o desejo em levantar o caneco. Para isso, o Cruzeiro decidirá o campeonato no Couto Pereira, casa do Coritiba, no dia 19 de outubro (quinta-feira). No entanto, Emerson Ávila acredita que a garotada celeste já provou estar preparada para o desafio.

– Decidir fora de Belo Horizonte (MG) não altera tanto a estrutura de jogo, até mesmo a condição dos nossos jogadores de atuar. A capacidade deles de se fecharem dentro das quatro linhas e estarem com foco total no campo e nas ações da partida é muito bem feito e dividido entre eles. Evidente que o Coritiba tem uma pequena vantagem jogando em seu estádio, acredito que vai ter um apoio grande da sua torcida. Mas são dois confrontos. É importante ir bem no primeiro: como os resultados se juntam para definição do campeão, o que acontecer esta semana será muito importante. Os meninos estão bastante motivados, e isto é o principal para vencermos – resumiu o treinador da Raposa.

O primeiro confronto entre Cruzeiro e Coritiba será nesta quinta-feira (12), às 16h30, no Estádio Independência.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics