Após drama na carreira, Anderson Silva pode ser campeão pelo Palmeiras

Após drama na carreira, Anderson Silva pode ser campeão pelo Palmeiras

Goleiro da equipe Sub-20 chegou próximo a ter que abandonar a carreira por problemas clínicos, mas deu a volta por cima e pode conquistar o Brasileirão Sub-20

A decisão está chegando! Nesta quinta-feira (25), às 19h15 (Horário de Brasília), Palmeiras-SP e Vitória-BA fazem a última e decisiva partida do Campeonato Brasileiro Sub-20, no Allianz Parque, em São Paulo (SP). E para um certo jogador, essa final fica cada vez mais especial e marcante em sua vida. Anderson Silva Paixão, goleiro titular da equipe Sub-20 do Verdão, terá sua última chance de levar para a torcida paulista um título nacional da categoria, após, em julho de 2016, sofrer uma alteração no batimento cardíaco decorrente de uma miocardite, inflamação do miocárdio, camada mais grossa da parede do coração, que o deixou mais de nove meses parado. 

13 meses de luta contra uma doença inesperada

Era um domingo de folga com a família em Rio Grande da Serra (SP). Convocado à Seleção Brasileira Sub-20 pela primeira vez, treinando constantemente com a equipe profissional do Palmeiras, o goleiro vivia a melhor fase de sua carreira. Contudo, após sentir uma dor no peito, alguns exames detectaram uma alteração no batimento cardíaco. Os médicos do clube paulista assumiram o caso e descobriram a doença. 

– Em alguns momentos o medo aparece. Quando os médicos dizem que há a possibilidade de eu parar mesmo, às vezes você para e pensa ‘pode acontecer mesmo isso, pode ser uma realidade’, mas eu sempre mantive a fé e acreditava muito que tudo iria dar certo no final – comentou o jovem goleiro de apenas 20 anos. 

 

Se não fosse o Palmeiras, eu não sei qual clube faria isso por mim

 

Além da família e amigos, um fator foi essencial para o jovem nesse momento tão delicado na sua vida. O clube. O Palmeiras envolveu vários departamentos em um projeto para manter o jogador motivado enquanto estivesse parado. Sem poder treinar, Anderson realizou estágios com funcionários da base. Passou por análise de desempenho (ajudando nos “scouts” das partidas), preparação física, preparação de goleiros (com observações e vivência de treinos), serviço social (palestrante em projetos sociais) e futebol profissional (vivenciando o dia a dia do centro de Excelência da Academia de Futebol).

– Tudo que aconteceu comigo nesse período foi graças ao Palmeiras. O clube que acreditou muito em mim, acreditou muito que poderia ser um resultado positivo, que eu poderia dar essa reviravolta e se não fosse Palmeiras eu não sei qual clube faria isso por mim, porque eles me deram todo apoio possível para que eu pudesse voltar a jogar – comentou Anderson, em entrevista exclusiva para o site da CBF. 

No dia 26 de agosto de 2017, a volta. O Palmeiras já vencia o Atibaia por 3 a 0, pelo Campeonato Paulista Sub-20, quando o técnico Wesley Carvalho o colocou aos 32 minutos do segundo tempo. Aplaudido por toda a torcida presente, ele viveu o momento mais emocionante de sua vida: estava de volta, após um ano e um mês de luta contra uma doença inesperada que, por pouco, não encerrou o seu sonho de virar jogador.

O capítulo final

Neste domingo, a última chance de se consagrar em âmbito nacional pela categoria de base. A emoção o leva a crer e o incentivar à ir em busca do tão sonhado título do Brasileirão Sub-20. Cerca de 23 mil ingressos foram trocados em uma ação proposta pela diretoria do Palmeiras. Será a primeira vez que a equipe sub-20 estará diante da torcida do paulista no Allianz Parque, dando uma ansiedade em dobro ao jogador. 

– Momento único que eu vou viver amanhã podendo ser campeão. Mas vai ser o último título que eu posso conquistar pela categoria de base, por ser meu último ano. Quero sentir o clima de amanhã. Como vai estar o estádio, a torcida, saber como vai ser viver esse momento, mas com certeza vai ser único para a gente – ressaltou o atleta. 

O primeiro confronto terminou com um largo resultado para o Palmeiras. O clube paulista aplicou uma goleada de 4 a 1 no Manoel Barradas, em Salvador (BA), e decidirá a final dentro de casa, diante de sua torcida. Os ingredientes são perfeitos para uma decisão inesquecível. Mas, para o jovem goleiro, a atenção tem de ser redobrada para que a comemoração ao fim do jogo seja verde e branca. 

– Como nós fizemos um bom resultado lá, eles podem fazer um bom resultado aqui. Tudo pode acontecer, temos vários exemplos de resultados que foram revertidos e outras equipes acabaram saindo vencedoras. Então não tem nada resolvido e vamos entrar com o mesmo foco para ser campeão – concluiu Anderson. 

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser