Meia do Fluminense, Arthur vibra com conquista do Brasileiro Sub-17

Meia do Fluminense, Arthur vibra com conquista do Brasileiro Sub-17

Com grande atuação na final, camisa 11 do Tricolor das Laranjeiras lembrou incertezas causadas por conta da pandemia e destacou união do grupo

Final do Campeonato Brasileiro Sub-17 - Athletico PR x Fluminense Final do Campeonato Brasileiro Sub-17 - Athletico PR x Fluminense
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

O Fluminense bateu o Athletico-PR na tarde desta segunda-feira (21) na Arena da Baixada e conquistou o título do Campeonato Brasileiro Sub-17 2020, competição financiada pelo legado da Copa do Mundo de 2014. Um dos grandes nomes da campanha tricolor foi Arthur. Camisa 11 do Flu, o atleta foi o verdadeiro dono do meio-campo e abriu o caminho para a vitória, com uma bela assistência para o primeiro gol do triunfo por 2 a 1. 

Com apenas 15 anos, ele já acumula convocações para as Seleções Brasileiras de base e tem até título com a Amarelinha, o Sul-Americano Sub-15 do Paraguai, conquistado no ano passado. Após garantir mais uma taça, desta vez pelo clube, o atleta destacou as incertezas causadas pela pandemia de Covid-19, que paralisou todas as competições do futebol nacional, e destacou a união do grupo. 

"Estou muito feliz, porque ainda sou dois anos mais novo, mas essa geração não tem preço. Todo mundo junto, todo mundo batalhou. Foi um ano difícil, muita gente perdeu familiar, muitas mortes, e a gente não sabia quando o campeonato iria voltar. Mas voltou e a gente foi coroado com esse título. Agora temos que comemorar muito", declarou.

Para alcançar o êxito em uma temporada atípica foi necessário contar com muito apoio. O meia fez questão de destacar as pessoas que foram importantes para eles nesta trajetória e voltou a elogiar o espírito do elenco tricolor. 

"Gostaria de dedicar esse título ao torcedor tricolor, aos meus familiares, que me deram todo apoio, e ao grupo, né? O grupo foi um fenômeno!", acrescentou. 

Sobre Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA 2014

O Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA tem como objetivo fomentar a prática futebolística nos países que sediam a principal competição da modalidade no mundo. No Brasil, que recebeu o Mundial em 2014, esta verba é utilizada em três diferentes áreas de atuação: Alto Rendimento, Desenvolvimento e Social. Até o fim da parceria entre FIFA e CBF serão disponibilizados US$ 100 milhões para investimentos em solo brasileiro.

Alto Rendimento

São nove as competições organizadas pela CBF que contam com recursos do Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA 2014: Brasileirão Feminino A1, A2 e Sub-18, além do Campeonato Brasileiro Masculino Sub-20 e Sub-17, as Copas do Brasil Sub-20 e Sub-17 e também as Supercopas Sub-20 e Sub-17. A realização destes torneios é fundamental para o calendário de equipes femininas e das categorias de base masculinas. Ao todo são 738 jogos realizados anualmente por meio deste investimento, com 100% deles transmitidos ao vivo em TV, plataformas de streaming ou redes sociais.

Ainda no alto rendimento, o Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA financia o Simpósio Médico de Educação Continuada, voltado para profissionais que atuam no Departamento Médico dos clubes brasileiros. O congresso é realizado anualmente.

Social

Em parceria com a CBF Social, o Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA 2014 é responsável por financiar parte do projeto Gol do Brasil, que atenderá mais de 18 mil crianças até 2022. A ação, que iniciou em 2019, chegará aos 26 estados do país e também ao Distrito Federal. Meninos e meninas entre 6 e 17 anos têm aulas de futebol, cidadania, respeito às diferenças e responsabilidade social. O objetivo é usar o futebol para contribuir na formação integral de cidadãos.

Desenvolvimento

Em 2014, 11 dos 26 estados e mais o Distrito Federal receberam jogos da Copa do Mundo da FIFA. Com o Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA 2014, os outros 15 que não foram sede do Mundial receberão Centros de Desenvolvimento do Futebol. São estruturas físicas que contam com campos de grama natural, vestiários e prédio administrativo totalmente equipado. Como o próprio nome já diz, é um espaço para jovens desenvolverem suas habilidades e evoluírem com acompanhamento de profissionais. Estes locais visam contribuir na transição entre os contatos iniciais com o futebol e o alto rendimento, auxiliando na preparação de jovens atletas que sonham um dia em se tornar profissionais da área.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro NIKE GUARANÁ ANTÁRTICA VIVO ITAÚ MASTERCARD GOL CIMED SEMP TCL FIAT PAGUE MENOS 3 CORAÇÕES TECHNOGYM STAT SPORTS